Projeto ReciclaGEPAM leva palestra e ações de conscientização ambiental à rede de ensino de Itaboraí

O coordenador do GEPAM, GM Silveira, também destacou a importância de envolver a escola e a comunidade na luta pela preservação ambiental - Foto: Divulgação

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Segurança (SEMSEG) e de Meio Ambiente e Urbanismo(SEMAU), promoveu na manhã desta quinta-feira (24/04) uma palestra educativa na Escola Municipal Adilson Rodrigues Soares, no bairro Montevidil, em Pachecos. A ação integra o Projeto ReciclaGEPAM, uma iniciativa do Grupamento Especializado de Proteção Ambiental (GEPAM), com o objetivo de incentivar a coleta seletiva e ampliar a consciência ambiental entre alunos, pais e toda a comunidade escolar.

A palestra foi ministrada por agentes do GEPAM e destacou a importância da reciclagem e da destinação correta dos resíduos sólidos. A escola é a segunda unidade a participar do projeto piloto, que recolherá materiais recicláveis ao longo de todo o ano letivo nas instituições participantes.


Segundo a coordenação do GEPAM, o engajamento da população de Pachecos foi expressivo e já rendeu frutos: no próximo dia 29 de abril, a escola irá receber uma carrocinha cheia de recicláveis doada por uma mãe de aluno. Além disso, como forma de valorização, o aluno que mais arrecadar recicláveis desfilará ao lado do grupamento fardado do GEPAM, simbolizando o compromisso ambiental e o envolvimento estudantil com a causa.

O coordenador do GEPAM, GM Silveira, também destacou a importância de envolver a escola e a comunidade na luta pela preservação ambiental:

“Reciclar é preciso, não temos mais tempo a perder senão perderemos nosso meio ambiente. Levar essa política de reciclagem para todos os cantos do município é urgente — e não há lugar melhor para começar do que pelas escolas. A interação entre alunos, professores, pais e comunidade é o que fortalece o propósito do projeto: transformar consciência em ação”, afirmou GM Silveira.


A diretora da unidade escolar, Carolina Coutinho, celebrou a oportunidade de integrar o projeto ao cotidiano pedagógico da escola.

“Quando recebi o convite do guarda Silveira, fiquei animada, pois percebi que poderia atrelar ao nosso Projeto Pedagógico que fala sobre a importância de cuidar do ambiente e das relações com o ser humano. Sendo assim, o Projeto ReciclaGEPAM veio como um aliado para despertar nos nossos alunos e em toda a equipe escolar a importância de promover práticas para um futuro mais sustentável por meio da reciclagem. Além disso, está sendo muito legal ver a mobilização dos alunos em trazer os recicláveis — o projeto acabou ultrapassando os muros da escola, pois os próprios alunos estão envolvendo toda a comunidade ao entorno da escola. Hoje foi um momento bem divertido, onde nossos alunos puderam aprender de forma dinâmica e descontraída”, expressou a diretora.

Com o tema “Todos pelo Meio Ambiente”, o Projeto ReciclaGEPAM segue como uma ferramenta de educação ambiental e mobilização social. A próxima ação acontecerá na segunda-feira (29/04), também na Escola Adilson Rodrigues, com a entrega oficial dos recicláveis e a apresentação simbólica do aluno destaque da campanha. A Prefeitura seguirá expandindo o projeto para outras unidades de ensino do município.