Prefeito se reúne com secretário da Polícia Militar, que confirma a construção de batalhão em Maricá

A reunião contou ainda com a presença do secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Júlio Veras - Foto: Divulgação

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Washington Quaquá recebeu, na sexta-feira (14/02), o secretário de Estado de Polícia Militar e comandante-geral da corporação, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, para tratar de assuntos relacionados às políticas de segurança pública adotadas em Maricá. Em pauta, a construção do novo batalhão, demanda antiga da população, além de outras parcerias e trocas de informações – medidas com foco em ampliar e tornar mais efetivo o policiamento na cidade.

A reunião contou ainda com a presença do secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Julio Veras; do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Leonardo Oliveira; do comandante da 6ª Companhia (Cia) do 12º BPM, responsável pelo policiamento na cidade, major Yeddo Abreu; além de outros integrantes da comitiva chefiada pelo secretário estadual.

Foram alinhados novos pontos da parceria entre estado e município. O planejamento fala sobre tecnologia, imagens de câmeras inteligentes e ações conjuntas para prevenção e repressão de crimes. O prefeito também recebeu mais informações acerca da instalação do novo batalhão de Maricá – 13º Batalhão de Polícia Militar.

“Nós vamos fazer de Maricá um exemplo para o estado e para o país. Aqui, a bandidagem não vai ter vez. E a grande notícia é que nós vamos dar sequência à construção do 13º Batalhão e ampliar mais ainda a grande parceria que nós temos com a Polícia Militar no município. Afinal, segurança pública para o povo de Maricá é essencial”, destacou o prefeito Washington Quaquá.

Coronel Menezes ressaltou que o alinhamento com os municípios torna a política de segurança mais efetiva. Para o oficial, a realização da reunião com os representantes locais torna as ações mais assertivas, já que vão atender às necessidades da realidade local. O coronel falou, também, sobre o planejamento para a construção do novo batalhão.

“A gente já vem construindo essa parceria. Na conversa de hoje, tratamos a continuação desse projeto. Há uma perspectiva muito positiva para que possamos finalizar a construção da unidade. Estamos em estudo para buscar a adequação das necessidades locais. O entendimento é de ter a sede aqui em Maricá para que possamos irradiar para outras regiões e, principalmente, focar nessa cidade que cresce com números exponenciais”, explicou o secretário de Estado da Polícia Militar.

O secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, revelou que há um encaminhamento para contratação de policiais pelo governo do estado para suprir o déficit e que, de acordo com a formação dos agentes, estes serão direcionados para reforçar o policiamento em Maricá.

“Há uma promessa de contratação de quatro mil policiais militares pelo governo do estado. O comandante-geral prometeu que, de acordo com a formatura das turmas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), muitos desses policiais serão direcionados para o 12º BPM, inicialmente contemplando a 6ª Cia. No entanto, em breve, a expectativa é de que seja construída uma unidade para o município de Maricá, algo que será muito importante para a nossa segurança”, acredita o secretário, que é coronel da ativa da Polícia Militar e está cedido ao município.

Vale ressaltar que, na última semana, o governador Cláudio Castro e o prefeito Washington Quaquá se reuniram para debater uma parceria que permita troca de informações e estratégias com o objetivo de impedir que armas, drogas e produtos frutos de atividades ilícitas entrem na cidade.

Já no dia 08 de janeiro, logo nos primeiros dias da gestão, o chefe do Executivo municipal recebeu o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos, para debater a instalação de um projeto piloto para permitir a troca de informações e integração de sistemas. Um aplicativo para dispositivos móveis será desenvolvido para agilizar e facilitar o acesso dos agentes (policiais e guardas municipais) aos bancos de dados tanto municipal quanto estadual.