100 dias de governo Quaquá, Maricá começa a se tornar uma cidade mundial

Em março, a Prefeitura renovou a frota do Proeis e da Guarda Municipal com a entrega 23 viaturas - Foto: Divulgação

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá divulga os principais destaques dos 100 dias da gestão Washington Quaquá. Entre as ações, estão o anúncio do armamento da Guarda Municipal e os baixos índices de criminalidade registrados na cidade; as cirurgias bariátricas gratuitas no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara; as três mil bolsas de ensino superior do Programa Passaporte Universitário (100 vagas para o curso de Medicina) – custeadas integralmente pela administração municipal -, além da compra de dez projetos inéditos do arquiteto Oscar Niemeyer.
Na área de infraestrutura, a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) pavimentou e recapeou 14 quilômetros de vias. Para transformar a cidade em destino turístico global, Quaquá assinou o termo de colaboração para a instalação do parque temático Puy du Fou, com sedes na Espanha e França, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2025, em Madrid.
“Firmamos um contrato com o Puy Du Fou, um dos maiores parques temáticos da Europa, que atrai milhões de turistas anualmente na França e na Espanha. Esse é o primeiro passo para transformar Maricá em um dos maiores polos turísticos do mundo”, destaca o prefeito.
Segurança Pública
Os investimentos municipais no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e num robusto sistema de monitoramento, com 773 câmeras espalhadas pelos quatro distritos, fizeram despencar os índices de criminalidade na cidade. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, o município teve a menor taxa de mortes violentas dos últimos 23 anos. São classificados como mortes violentas: homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínio, feminicídio e outros que resultam em morte. Maricá também está há quatro meses sem registro de roubo de carga – o último caso ocorreu em 29 de novembro do ano passado. Quando o assunto é roubo de rua, também houve queda nos índices e recorde: o número de registros (247) é o menor dos últimos 12 anos.
Em março, a Prefeitura renovou a frota do Proeis e da Guarda Municipal com a entrega 23 viaturas. Outros 27 veículos, entre pick-ups e motocicletas, serão integrados a frota da Secretaria de Segurança Cidadã. Outra medida anunciada pelo prefeito Quaquá é o armamento da Guarda Municipal, que passará por um rigoroso treinamento da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã em parceria com a Polícia Militar.
Saúde
Na área da Saúde, a gestão iniciou em março as cirurgias bariátricas no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, um dos métodos mais eficazes para pessoas que sofrem com obesidade mórbida e doenças associadas, como diabetes e hipertensão.
Educação
Com quase seis anos de existência, o Passaporte Universitário já concedeu mais de 10 mil bolsas de estudo integrais de ensino superior em universidades privadas. Do total, 2.515 alunos já se formaram e R$ 433 milhões foram investidos na iniciativa. A última cerimônia da iniciativa aconteceu em fevereiro de 2025, quando foram entregues 3.070 bolsas para diversas graduações e cursos de pós-graduação.
Turismo
Para potencializar o turismo e tornar a cidade reconhecida mundialmente, o prefeito Quaquá adquiriu dez projetos inéditos assinados pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Com essa iniciativa, Maricá se tornará a segunda cidade brasileira com mais obras do arquiteto, depois apenas da capital, Brasília. A decisão reforça a estratégia de transformar Maricá em um polo global de turismo arquitetônico e cultural, atraindo visitantes do Brasil e do mundo.
A lista das 10 novas obras inclui monumentos culturais, equipamentos urbanos e espaços públicos. São eles: Monumento à Paz, Centro Administrativo de Maricá (futura sede do governo municipal), Centro de Convenções de Maricá (espaço multiuso para eventos), Teatro Ballet de Cuba (formação e apresentações artísticas), Estádio João Saldanha (arena esportiva para 30 mil pessoas), Hotel Maricá, Museu de Arte de Maricá (MAR), Memorial João Goulart, Quiosque – Orla Maricá e Teatro Municipal de Maricá.
Obras
Outra intervenção prioritária na atual gestão é manutenção das ruas pelos quatro distrito da cidade. Ao todo, 14 quilômetros de vias foram recapeados e pavimentados em 2025, além de 2.008 buracos consertados e 150 lombadas (traffic calming), que são os redutores de velocidade, instaladas.