Por Redação
A Prefeitura de Niterói expandiu o Programa Aprendiz Musical para oferecer educação musical gratuita a 10 mil crianças e jovens da rede municipal de ensino, promovendo acesso à cultura e às artes. O anúncio foi feito pelo prefeito Axel Grael durante a cerimônia de início das aulas, acompanhado pelo secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, e outros representantes. O evento contou com apresentações, incluindo a de Isaque Alves, um talentoso pianista do programa.
Grael destacou o papel do governo em proporcionar oportunidades para os jovens e anunciou a criação de 2.500 vagas adicionais, tornando o Aprendiz o maior programa de iniciação musical em escolas públicas do Brasil. Criado em 2001, o programa oferece aulas de iniciação musical, prática de instrumentos e canto coral, além de apoio psicológico e social. As atividades incluem intercâmbios e workshops.
O secretário André Diniz ressaltou o significado da expansão do programa como um investimento na cultura e na juventude de Niterói. Em 2023, o número de alunos aumentou significativamente e agora está presente em todas as 49 unidades do ensino fundamental da cidade. Para 2024, a meta é matricular 10 mil crianças, oferecendo mais turmas e aulas de canto, teatro e prática vocal. O programa também inaugurará novos espaços, como o Polo Conservatório e a Casa Aprendiz, além de criar um setor de desenvolvimento social para apoiar as famílias dos alunos.