Petistas promovem ato de apoio à candidatura de Talíria Petrone

Movimento 13 de Março promoveu o encontro "Petistas com Talíria" na Casa do Aprender Democrático, em Santa Rosa - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Movimento 13 de Março promoveu o encontro “Petistas com Talíria” no sábado, na Casa do Aprender Democrático, em Santa Rosa, Niterói (RJ). Mais de 200 petistas e simpatizantes estiveram presentes na entrega das propostas do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que serão incorporadas ao programa de governo da candidata à Prefeitura de Niterói Talíria Petrone (PSOL/RJ).

“O apoio de petistas à nossa coligação é muito importante e fortalece a nossa caminhada. Vamos dobrar a Moeda Arariboia, garantir a construção de uma escola por ano, trazer a tarifa zero de Maricá e ter o programa primeiro emprego. Queremos fazer articulação com o governo federal para reativar nossa indústria naval na cidade e devolver os milhares de empregos perdidos. Não tenho dúvidas de que essa nova aliança vai tornar Niterói na melhor cidade para se viver e ser feliz”, assegurou a também deputada federal Talíria Petrone.

A parlamentar lidera a coligação Cuidar de Niterói, que é formada pelos partidos Rede, PSB, PCB e UP. O vice da candidata é o empresário Fernando Rodovalho (PSB).

“Tenho muita gratidão pela coragem do PSB por romper com a atual gestão e caminhar conosco. E também pela coragem dos petistas que entendem que está na hora de acontecer uma mudança na cidade. Estivemos com Lula desde o primeiro turno em Niterói e também ao lado dos companheiros do PT nos momentos mais difíceis. Agora, temos centenas de petistas de Niterói que vão se somar a essa tarefa histórica de eleger a primeira mulher prefeita da nossa cidade para a gente executar juntas, juntos, um programa de esquerda que vai ser referência para todo Brasil e vai ajudar a gente a reorganizar a esquerda brasileira. Juntos, vamos implementar o nosso programa. Depois, vamos governar juntos. E após a eleição temos um caminho também juntos”, garantiu a niteroiense.

O Movimento 13 de Março é um grupo dissidente e significativo do Partido dos Trabalhadores (PT), que está em ascensão e é a favor das propostas inovadoras da psolista. O evento contou com a presença de lideranças políticas da legenda como Luciano Tolla, Raphael Xavier, Lorenço Marins, Vera Magalhães e Felipe Gonçalves.

“O movimento é composto por vários segmentos da sociedade com o mesmo fim: o compromisso com a sociedade civil, com as pautas que, infelizmente, a direção do nosso partido na cidade abandonou há muito tempo. Temos muitas mazelas na cidade: a questão das creches, da população de rua, da mobilidade. Estamos aqui para mostrar que o PT tem militância e nós somos 400 multiplicados por dez, trinta e vamos multiplicar mais. Esse continuismo não é aprovado por nós. O nosso país é Niterói e estamos com Talíria que realmente representa a esquerda", declarou o advogado Luciano Tolla.

Apoio de Quaquá

Deputada federal de esquerda mais votada nas últimas eleições, com quase 200 mil votos, Talíria Petrone também tem o apoio oficial de Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT e deputado federal. O também candidato à Prefeitura de Maricá não conseguiu participar do encontro, mas enviou um vídeo de apoio.

"Sou um dos petistas com Talíria. Nós queremos renovar Niterói, que é uma cidade irmã. Eu mesmo nasci no Caramujo, estudei na UFF, fui coordenador geral do DCE da UFF e eu quero muito que Niterói tenha tarifa zero. Quero que a cidade seja amiga do povo e que a gente possa ter ônibus gratuito como nós fazemos aqui em Maricá. Maricá hoje tem 200 mil habitantes, Niterói tem 500. É absolutamente factível colocar ônibus gratuito em Niterói. Nós podemos", afirmou Quaquá.

A parlamentar é professora de história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O mandato da candidata já destinou R$ 46 milhões em emendas parlamentares para Niterói.

"Passo pelas barcas, vou a São Francisco, e aquilo ali tá do mesmo jeito há 20 anos. É preciso embelezar a cidade. Colocar marinas, hotéis de boa qualidade. É por isso é que estou com Talíria. Talíria é a renovação. Ela fez campanha para o Lula no primeiro e no segundo turno. E também
vai ampliar a moeda social nas favelas, nas comunidades de Niterói", concluiu o vice-presidente do PT.