Na manhã desta segunda-feira, a deputada federal e candidata à prefeitura de Niterói Talíria Petrone (PSOL) iniciou o dia participando do “Encontro com Prefeitáveis”, entrevista que faz parte das ações da Casa Fluminense nas Eleições 2024. Comandada pela jornalista e coordenadora de informação Luize Sampaio, a gravação envolveu os temas da Agenda Rio 2030. As propostas contidas nela reúnem um conjunto de políticas públicas prioritárias para a região metropolitana do Rio de Janeiro, organizadas a partir das justiças econômica, racial, de gênero, e climática, com uma abordagem intersetorial e interseccional.
A sabatina, que foi realizada na Sociedade Fluminense de Fotografia, no centro de Niterói, foi composta por um total de 11 perguntas e permeou assuntos como saúde, política do cuidado, educação, segurança, clima e transporte. Ao ser indagada se a Tarifa Zero seria uma medida de seu governo, Talíria deixou claro que esta proposta está entre suas prioridades.
“Hoje, a situação do transporte em Niterói é absurda. A gente tem ônibus precário, horários péssimos, muitas linhas que foram cortadas na pandemia não foram reativadas, fora o fato de termos uma das passagens mais caras do Brasil. E os candidatos que estão se propondo à prefeitura não querem ver isso. Um não faz a Tarifa Zero porque tem relações, no mínimo permissíveis, com os empresários de ônibus. O outro quer fazer Tarifa Zero apenas para algumas pessoas, que política pública é essa? Já são 117 cidades no Brasil com esse projeto e com o orçamento de Niterói isso é viável, gastaríamos média de 3% apenas”, enfatizou Talíria.
Ainda nesse tema, a candidata ponderou que esse tópico vai além, entrando para um debate econômico.
“No momento que você libera a renda das famílias, que elas não gastam mais com transporte, elas passam a economizar pelo menos 20% da sua renda. Esse dinheiro vai retornar para o supermercado, para a vendinha do bairro, vai garantir a movimentação da economia da cidade. E os próprios empresários vão economizar com a passagem dos seus funcionários. Hoje, a prefeitura repassa um volume grande de recurso para as empresas de ônibus e a gente quer mudar a forma de contabilizar esse valor, contabilizando por quilômetro rodado, o que vai dar previsibilidade para as empresas e garantir bom uso do recurso. Vamos sentar com os empresários de ônibus para pensar política para o povo, priorizar o povo e não uma relação inadmissível entre eles e a prefeitura. Tarifa Zero é uma medida prioritária da nossa futura gestão, porque isso garante que o povo tenha acesso a todos os outros direitos”, concluiu a candidata sobre o assunto.
Quando questionada sobre segurança, Talíria deu mais detalhes sobre a futura Secretaria Municipal de Segurança Cidadã que pretende implantar, caso eleita.
“Ela virá em nosso governo substituindo a Secretaria de Ordem Pública, com foco em prevenção, em efetivação dos direitos e na relação com as diferentes esferas da polícia. A gente também entende que é preciso ter toda uma coordenação urbana para que a cidade fique mais segura. Um exemplo, que é uma medida simples, é transformar as luzes municipais em luz de LED. A iluminação já traz maior segurança. Precisamos também de ocupação cultural nas praças, cidade viva é cidade mais segura. E tem a questão da Guarda Municipal. Hoje, o papel principal da Guarda é controlar camelô, isso é agressivo, nós vamos desvincular a Guarda Municipal dessa função. Ela vai ter o papel de auxiliar no policiamento comunitário, no enfrentamento de violência doméstica, vai guardar os patrimônios. Vamos valorizar nossa Guarda. A segurança não será papel apenas do Governo do Estado, vai ser também papel dessa Prefeitura aqui. Vamos incidir na redução dos índices de letalidade que chegam nas favelas, incidir no enfrentamento aos índices de estupro e fazer com que a Guarda Municipal cumpra o seu real papel”, enfatizou Talíria.
Agenda de terça-feira
8h às 17h - Gravação de programa em Maricá
19h - Plenária de Campanha de Paulo Eduardo Gomes
20h - Live no 3P com Rô Garcia
Tarifa Zero ganha destaque em sabatina com Talíria Petrone
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura