No final de agosto desse ano, num dos endereços mais nobres de Niterói, a Estrada Leopoldo Fróes, foi realizado um evento festivo organizado e patrocinado pelos grandes incorporadores imobiliários que dominam o mercado da cidade nesse setor.
O convidado especial da ocasião, que não divulgou essa agenda em suas redes sociais, foi o candidato a prefeito do PDT, Rodrigo Neves.
A relação estreita do ex-prefeito com as grandes construtoras e incorporadoras é antiga. Em 2008, em campanha para vereador pelo PT, o então desconhecido candidato Rodrigo Neves recebeu uma generosa doação do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, que pouco tempo depois foi uma das estrelas do escândalo da Operação Lava Jato. Na época chamava atenção do porquê uma grande empresa de construção sediada em Santa Catarina estava fazendo doação para um obscuro candidato a vereador em Niterói. Alguns anos depois, já com Rodrigo Neves prefeito, a UTC ganhou o contrato para execução da obra mais cara da história da cidade, a Transoceânica. A obra ficou marcada por escândalos de corrupção e superfaturamento. Ficou célebre a frase proferida por Ricardo Pessoa quando o empréstimo do governo federal foi liberado. Em rede nacional, o empreiteiro chamou Rodrigo Neves de "meu chefe", numa comemoração antecipada de uma licitação que ainda não tinha acontecido.
Rodrigo Neves homenageando Ricardo Pessoa com a Medalha Tiradentes
Foto:Divulgação
Desde então a relação de Rodrigo Neves com as grandes construtoras que dominam o setor imobiliário de Niterói só aumentou.
Em 2016 a imprensa mostrou que grandes empreiteiras foram os maiores doadores daquela campanha de Rodrigo Neves.
Nos últimos anos os empreendimentos imobiliários em Niterói vem acelerando de forma desenfreada. Em diversos locais da cidade prédios com dezenas, e até centenas, de apartamentos são erguidos onde antes haviam poucas casas. Isso tem contribuído para a piora do já caótico trânsito de Niterói, eleito como o pior do país pelo aplicativo 99.
São milhares de novas unidades construídas ou anunciadas sem os devidos cuidados em relação ao meio ambiente, trânsito e impacto na vizinhança.
Na celebração ocorrida na Estrada Leopoldo Fróes, Rodrigo Neves foi festejado pelos grandes empresários do setor, reafirmando seu compromisso com eles.Trânsito engarrafado na Rua Marquês do Paraná
Foto:Divulgação
Na oposição não faltam críticas a essa relação pouco transparente de Rodrigo Neves.
Para Carlos Jordy, "esse comprometimento de Rodrigo Neves com a especulação imobiliária é responsável pelo inchaço da cidade e pela perda da qualidade de vida do niteroiense, que paga o IPTU mais caro do estado, e tem que aturar o pior trânsito do país e em muitos lugares da cidade choveu, alagou".
Jordy afirmou, ainda, que "relações promíscuas como essa já acabaram em prisão para gestores públicos. A população não aguenta mais ter que pagar para sustentar a estrutura de poder de Rodrigo Neves", concluiu Jordy.
As eleições desse ano em Niterói são as mais disputadas dos últimos anos, com uma grande tendência de um segundo equilibrado e acirrado. Esse cenário tem feito a campanha esquentar o clima da política na cidade, como há muito não acontecia.
Rodrigo Neves é convidado especial de festa bancada por construtoras
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura