Carlos Jordy bate 25% e pesquisa aponta segundo turno

Cientista político aponta para crescimento de Carlos Jordy (PL) na disputa pela Prefeitura de Niterói - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, para a Rede Record, indica segundo turno entre Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL) na disputa pela prefeitura de Niterói.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-09305-2024. Foram realizadas mil entrevistas entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Na pesquisa espontânea, Rodrigo Neves aparece com 25% das intenções de voto. Carlos Jordy tem 15%. Taliria Petrone, do PSOL, tem 5%. Bruno Lessa, do Podemos, aparece com 1%.

Na pesquisa estimulada, que é quando o eleitor recebe uma lista com os nomes dos candidatos, Rodrigo Neves teve 39%. Carlos Jordy foi a 25%. Taliria Petrone 11%. Bruno Lessa 3%. Guilherme Bussinger, do Mobiliza, teve 1%. Danielle Bornia (PSTU) e Alessandra Marques (PCO) não pontuaram. Indecisos são 10%. Disseram que vão anular o voto ou votar em branco 11%.

A pesquisa também mediu a aprovação do prefeito Axel Grael. 36% aprovam o governo municipal. 60% reprovam. 4% não souberam opinar.

Para o cientista político Bruno Soller, do instituto Real Time Big Data, a pesquisa mostra que um cenário que parecia tranquilo para o candidato Rodrigo Neves “está se complicando de vez”, com o crescimento de Carlos Jordy, seu principal oponente.

Para Soller, “o desgaste da gestão de Axel Grael, mais o custo de um dos IPTUs mais caros do Brasil, além da lembrança da prisão de Rodrigo Neves enquanto prefeito, por conta de escândalos de corrupção, o aumento exponencial da quantidade de pessoas em situação de rua e um dos piores trânsitos do país, estão desgastando a candidatura de Rodrigo Neves, tornando a eleição de Niterói totalmente indefinida, faltando uma semana e meia para a votação”.

O cientista político, destacou que “no início da campanha, Rodrigo Neves tinha uma larga vantagem sobre seus adversários” e que, hoje, tudo indica a realização de um segundo turno.

Numa tentativa de estancar sua queda nas pesquisas, a campanha de Rodrigo Neves, nessa reta final, tem colocado os milhares de ocupantes de cargos comissionados da prefeitura de Niterói carregando bandeiras do candidato pelas ruas da cidade, no intuito de mostrar força e procurar conter o crescimento das campanhas adversárias.

Pesquisa Estimulada

Foto:Divulgação

Pesquisa Espontânea

Foto:Divulgação

Pesquisa Administração Axel Grael

Foto:Divulgação