EXCLUSIVO: Rodrigo Neves responde a novo processo por corrupção

Novo processo por corrupção envolvendo o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A reportagem de O FLUMINENSE conseguiu acesso, com exclusividade, a um novo processo por corrupção envolvendo o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves.

O processo, que corre em segredo de Justiça, trata de desdobramentos de investigações sobre favorecimentos, superfaturamento e organização criminosa, envolvendo contratos da FW Engenharia com a prefeitura de Niterói, durante o governo de Rodrigo Neves.

Através da anotação mostrada no registro da candidatura do ex-prefeito, a reportagem de O FLUMINENSE conseguiu acessar o processo. Interessante observar que a própria defesa constituída pelo candidato pedetista à prefeitura solicita expedição de certidão para registro da candidatura de Rodrigo Neves, em que pese este ser alvo de novo processo por corrupção. O que mostra o óbvio conhecimento de Rodrigo Neves acerca desse processo, onde existem várias petições de sua defesa.

O processo de número 0813079-65.2024.8.19.0002, com mais de 900 páginas e diversos anexos com CD-roms, mostra em detalhes documentos oficiais da Prefeitura de Niterói, além de depoimentos de testemunhas e colaboradores da Justiça, que citam o envolvimento de Rodrigo Neves em ações que envolvem manipulação de processos de licitação, bem como no superfaturamento dos contratos pagos com dinheiro do contribuinte niteroiense.

A FW Engenharia ganhou contratos suspeitos com o município que somam dezenas de milhões de reais durante o período em que Rodrigo Neves foi prefeito de Niterói.

Além desse, um outro processo contra o candidato pedetista por improbidade administrativa, de número 0061380-23.2017.8.19.0002, desta vez uma ação popular, também sob sigilo, trata do escândalo da agência de publicidade Prole, que também ganhou dezenas de milhões da prefeitura de Niterói durante os governos de Rodrigo Neves, após fazer suas campanhas eleitorais. Referente a esta ação popular, a Justiça marcou para o próximo dia 30 de outubro, logo depois do segundo turno das eleições, o depoimento em juízo do próprio Rodrigo Neves.

Além desses, Rodrigo Neves é réu por corrupção no Processo 001816521.2022.19.0002, que investiga os milhões desviados na obra da Transoceânica e nos contratos de publicidade da prefeitura de Niterói com a Prole.

Esses processos desmentem, de forma categórica, o que vem sendo dito nesta campanha por Rodrigo Neves, a respeito de sua situação jurídica. Ao contrário do que o candidato apoiado pelo prefeito Axel Grael vem afirmando, ele está muito longe de ter resolvido as suas pendências com a Justiça.

Os inúmeros focos de irregularidades e de corrupção na gestão municipal de Niterói ainda estão sob rigorosos procedimentos investigatórios por parte do Ministério Público, com processos instaurados e em andamento.

A disputa pela Prefeitura de Niterói esse ano tem sido a mais acirrada dos últimos tempos e o que, de início, parecia ser uma vitória tranquila do grupo político de Rodrigo Neves e Axel Grael, tem se tornado uma disputa voto a voto, com o avanço das candidaturas de Carlos Jordy (PL) e Taliria Petrone (PSOL).

Novo processo por corrupção envolvendo o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves

Foto:Divulgação

Novo processo por corrupção envolvendo o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves

Foto:Divulgação