Por Redação
O candidato a prefeito de Niterói, Carlos Jordy (PL), convidou o professor Francisco José dos Santos, o Franzé, para auxiliar no seu programa de governo para educação.
O professor Francisco José foi um dos responsáveis pelo sucesso educacional de Sobral, principal referência em educação do país, onde atuou como braço direito do secretário de educação, Herbert Lima, e foi Diretor de Tecnologia da ESFAPEGE (Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão de Educacional), que é um dos pilares da revolução educacional de Sobral.
A cidade cearense ostenta o melhor resultado do IDEB - indicador que mede a qualidade da educação e do aprendizado dos alunos - para municípios acima de 100 mil habitantes, com notas 9,6 para os anos iniciais e 7,9 nos anos finais do ensino fundamental.
Para efeito de comparação, Niterói tem nota 5 nos anos iniciais e pífios 3,9 nos anos finais.
Professor que exerceu a Coordenação Executiva de Cursos de formação continuada da Universidade Federal do Ceará, Francisco José é um apaixonado pela educação pública de qualidade, e se mostrou assombrado com os resultados decepcionantes de Niterói no IDEB, mesmo com a quantidade de recursos gastos pela secretaria municipal de educação.
O professor destacou a formação continuada em serviço dos professores e gestores educacionais, o foco prioritário no aprendizado dos alunos, o cumprimento efetivo do tempo de aula, acompanhamento permanente das metas traçadas pela gestão e a valorização constante dos professores e profissionais da educação, além, obviamente, da infraestrutura das escolas, como principais fatores do sucesso da educação de Sobral.
Quando comparada com Niterói a cidade cearense gasta cerca de um terço do valor anual por aluno e consegue resultados muito superiores.
Com sua experiência prática na implementação de um método de ensino que deu certo, o professor Francisco José afirmou para o candidato Carlos Jordy que Niterói tem todas as condições de alcançar uma melhora significativa na qualidade de ensino em apenas dois anos, desde que exista determinação e vontade política por parte da prefeitura.
Carlos Jordy afirmou que vai "trazer o modelo de educação de Sobral para Niterói", caso seja eleito prefeito, "estabelecendo convênios com a cidade cearense nessa área desde o início do meu governo".
Por fim, o professor Francisco José se mostrou decepcionado que uma gestão que está há 12 anos na prefeitura apresente resultados tão ruins, apesar de ter um orçamento para educação de 872 milhões de reais para 2024.
"Não imaginava ver um gestor municipal do mesmo partido do professor Darcy Ribeiro, um grande ícone da educação brasileira, dar tão pouca prioridade para o ensino publico", concluiu o professor Francisco José.