Mudanças no trânsito por conta de obras no Cinema Icaraí começam nesta terça

Conclusão para o término na obra do Cinema Icaraí é de 14 meses - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As obras de restauração e reforma do Cinema Icaraí vão provocar a interdição de parte da via entre a Praça Getúlio Vargas e o imóvel onde estão sendo realizadas as intervenções. Durante o período de obras, o trecho em frente à fachada do prédio será completamente fechado.

Já o restante da via, que se conecta à Rua Miguel de Frias, permanecerá aberto em mão dupla, mas com acesso restrito a moradores e veículos de serviço, e com o estacionamento proibido. As mudanças entram em vigor a partir desta terça-feira.

Além disso, parte da Praça Getúlio Vargas, em frente ao cinema, será interditada para a instalação do canteiro de obras. Na Rua Álvares de Azevedo, o trecho ao longo da lateral do imóvel histórico terá a calçada coberta por tapumes. O espaço normalmente destinado ao estacionamento de veículos será usado para o trânsito de pedestres.

A Prefeitura de Niterói está investindo R$ 45,7 milhões nas obras do novo Cinema Icaraí, que será batizado como Cine Concerto Sérgio Mendes, em homenagem ao pianista, arranjador e produtor musical nascido em Niterói e que morreu aos 83 anos em setembro. As obras têm previsão de término em 14 meses. O plano é restaurar o edifício histórico, com a preservação das características originais e a inclusão de mais andares para a criação de novos espaços.

A reforma vai incluir a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de escada rolante e elevador, com o objetivo de oferecer acessibilidade plena aos visitantes.