Niterói e Rio entregam ao COB carta para candidatura à sede do Pan-2031

Eduardo Paes, Paulo Wanderley e Rodrigo Neves durante a cerimônia nesta terça que oficializou a candidatura conjunta de Niterói e Rio ao Pan-2031 - Foto: Luciana Carneiro/Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói e Rio de Janeiro entregaram no final da manhã desta terça-feira ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) a carta da candidatura conjunta das cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A cerimônia aconteceu no CT do COB, na Zona Oeste do Rio, e contou com a presença do prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O documento foi entregue ao atual presidente do COB, Paulo Wanderley, e na cerimônia, além das autoridades, estavam presentes atletas olímpicos como as ginastas Flávia Saraiva e Jade Barbosa, além de Isabel Swan, vice-prefeita eleita de Niterói e medalhista olímpica na vela.

"Com a experiência do Rio em grandes eventos, como o Pan de 2007 e as Olimpíadas de 2016, e o potencial de Niterói, unimos forças para mostrar que somos capazes de oferecer a infraestrutura e a energia necessárias para receber o evento. Juntas, queremos fazer os melhores Jogos Pan-Americanos da história e impulsionar o esporte, o turismo e o desenvolvimento das nossas cidades", escreveu a Prefeitura de Niterói em sua conta na rede social X.

Rodrigo Neves destacou que a candidatura conjunta das duas cidades é uma das mais bem preparadas para ser escolhida. Ele também enfatizou a vocação esportiva de Niterói, representada por talentos como a família Grael, Isabel Swan e a triatleta Fernanda Keller.

“Juntamente com o Rio, temos, provavelmente, de 80% a 90% da infraestrutura necessária para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, além do alinhamento entre as três esferas de governo e as duas cidades. Essa candidatura conjunta também está alinhada à tendência internacional do esporte de realizar eventos de forma compartilhada entre cidades e países, como será a Copa do Mundo de 2026. É uma iniciativa inovadora e mais sustentável, porque reduz os custos dos investimentos necessários”, afirmou Rodrigo Neves.

Paulo Wanderley destacou a expertise do Rio na realização de eventos esportivos e a força da parceria com Niterói. Ele afirmou que as candidaturas serão avaliadas internamente pelo COB.

“É uma candidatura bem preparada, que está fazendo tudo de forma correta. Agora, seguimos o processo natural de protocolo da candidatura. Vamos torcer para que o Brasil seja escolhido para sediar este Pan-Americano, e esta é uma candidatura bastante forte”, declarou.

Além da candidatura Niterói/Rio, a cidade de São Paulo também é postulante a receber o evento esportivo. O COB decidirá em janeiro de 2025 quem representará o Brasil na disputa.

A sede do Pan-2031 será conhecida no meio do próximo ano, durante a Assembleia Geral da Panan Sports, responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos.