Festival de Samba terá shows de Maria Rita e Xande de Pilares em Niterói

Maria Rita se apresenta na noite deste sábado em show gratuito no Caminho Niemeyer - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As celebrações do Samba no mês de dezembro ganharam um evento especial em Niterói. Neste fim de semana, um festival dedicado ao gênero símbolo do Brasil reúne grandes nomes no Caminho Niemeyer em shows gratuitos. A programação inclui shows de Maria Rita, Xande de Pilares, Mosquito, Clareou e Balacobaco, Intimistas, Bicho Solto e as baterias das escolas de samba Cubango e Viradouro.

Coordenador de Gestão de Eventos da Prefeitura de Niterói, André Felipe Gagliano, destaca a importância da celebração do Samba para a cidade: “O samba é parte fundamental da nossa cultura e identidade. Organizamos uma programação que exalta essa tradição e proporciona um encontro especial para os niteroienses e visitantes, unindo música de qualidade e celebração cultural”, afirma.

Os dois dias de festa reúnem grandes nomes do gênero. Neste sábado, o evento começa às 17h, com apresentações das escolas de samba Alegria da Zona Norte, Região Oceânica, Sabá e Cubango. A festa segue com a Roda de Samba – Carvalhal, seguida pelo grupo Intimista. Logo depois, o público poderá conferir mais uma Roda de Samba, antes do show do cantor Mosquito. No primeiro dia de evento quem encerra a noite é a cantora Maria Rita.

No domingo, a programação inicia às 17h com as apresentações das escolas de samba Império de Charitas, Magnólia Brasil e Viradouro. A Roda de Samba se apresenta em seguida e anima o público para o show de Clareou junto com o Balacobaco, que tocam logo na sequência. A Roda de Samba volta depois antes do show do grupo Bicho Solto e o DJ Bertolosi. O evento se encerra em grande estilo com o show de Xande de Pilares, no domingo.

O secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, ressalta a importância do samba para a cultura popular em Niterói.

"O samba é um patrimônio cultural que nasceu das raízes africanas e se tornou símbolo da identidade brasileira. Em Niterói, o samba pulsa nos corações, perpetuando histórias e tradições e celebrar esse ritmo com festa é uma forma de valorizar essa herança e manter viva essa cultura”, resume o secretário.

A entrada do Festival de Samba de Niterói é gratuita. No local do evento, a Prefeitura disponibilizará pontos de coleta para doação de alimentos não perecíveis, para o programa Niterói Solidária que apoia famílias em situação de vulnerabilidade social.

Serviço
Festival Samba
Caminho Niemeyer – Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói.

21/12 – Sábado
17h – Escolas de Samba (Alegria da Zona Norte, Região Oceânica, Sabiá e Cubango)
18h30 – Roda de Samba
19h10 – Intimistas
21h – Mosquito22h – Roda de Samba
22h40 – DJ Bertolossi
23h10 – Maria Rita

22/12 – Domingo
17h – Escolas de Samba (Império de Charitas, Magnólia Brasil e Viradouro)
18h30 – Clareou + Balacobaco19h45 – Roda de Samba – Niu Souza
20h30 – Bicho Solto
21h30 – DJ Bertolossi
22h – Xande de Pilares