Por Redação
Niterói está em contagem regressiva para o Réveillon 2024 que terá, como atração principal, a banda Capital Inicial no palco montado na Praia de Icaraí, no dia 31 de dezembro. O evento, organizado pela Neltur, já tem esquemas de mobilidade urbana, atendimento médico e limpeza definidos. Além disso, já foram traçadas ações rápidas e eficazes para os casos de menores perdidos, além de todos os serviços de segurança. A festa vai contar com mais quatro pontos de queima de fogos de baixo estampido. Além da Praia de Icaraí, o show pirotécnico acontece em Itaipu, Santa Rosa, Fonseca (Vila Ipiranga) e Caramujo.
“O Réveillon é uma operação bastante complexa, mas que Niterói tem desenvolvido com bastante sucesso em um grande esforço de segurança para garantir que tudo aconteça da melhor forma e de mobilidade para que as pessoas consigam chegar. Preparamos todo planejamento, um esforço na área de saúde para eventualmente receber pessoas que precisam de algum atendimento. E na área de limpeza pública, para que a cidade possa amanhecer no dia 1° de janeiro limpa. Estamos trabalhando também em um grande esforço da Ordem Pública com o credenciamento de vendedores ambulantes e o reforço na atuação da Guarda Municipal. A Neltur está trabalhando nesta produção desde o começo do ano, tudo é feito com a experiência acumulada e o aprendizado dos anos anteriores, repetindo o que deu certo e ajustando o que precisa melhorar para que todos possam ter a melhor virada de ano”, afirma o prefeito Axel Grael.
O palco que está sendo montado na Praia de Icaraí terá uma programação cultural variada com início às 18h, com Lara Zuzarte. O niteroiense João Gabriel, uma das maiores revelações do sertanejo e o primeiro carioca a se destacar no gênero, será o primeiro a se apresentar, com um show vibrante e animado. Em seguida, será a vez dos Detonautas subirem ao palco. A banda, que está em turnê comemorativa pelos 20 anos do lançamento de seu primeiro álbum, acumula mais de 300 milhões de reproduções em plataformas digitais. Na sequência, se apresenta a tricampeã do Carnaval Carioca, a Unidos da Viradouro. E a banda Capital Inicial encerra a festa com seus maiores sucessos.
A queima de fogos terá duração de 15 minutos. Os fogos serão detonados de cinco balsas paradas no mar, depois da arrebentação. Na Praia de Itaipu, também haverá queima de fogos com artefatos detonados de uma balsa, parada no mar, depois da arrebentação. Ainda haverá outros três pontos na cidade onde será possível assistir aos fogos, nos bairros do Fonseca (Vila Ipiranga), Caramujo e Santa Rosa.
O Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói estará com um posto móvel na Praça Getúlio Vargas, em frente ao antigo Cine Icaraí. A atuação do 12º Batalhão de Polícia Militar será realizada junto ao Posto do CISP. A Polícia Militar vai atuar em toda extensão das praias de Icaraí e de Itaipu, com efetivo reforçado para ambos locais. A Secretaria de Ordem Pública vai atuar com 200 agentes no dia 31, em Icaraí, coibindo a utilização de garrafas de vidro e trabalhar na fiscalização.
A Polícia Militar atuará com 300 agentes e 60 viaturas, com foco em Icaraí e Itaipu em Piratininga. Em Icaraí, a PM usará 11 torres de observação instaladas na areia da praia para monitoramento da multidão. Outras duas torres serão exclusivas para salva-vidas. A polícia também utilizará motos aquáticas e quadriciclos.
No percurso da Praia de Icaraí serão instalados 3 Postos Médicos. Haverá postos de distribuição de água na altura Otávio Carneiro, na Praça Getúlio Vargas e um no meio da praia. As equipes médicas terão oito ambulâncias para casos de emergência, duas serão UTIs móveis. Ao todo, serão disponibilizados mais de mil banheiros químicos para o público distribuídos em diversos pontos da orla. A estrutura também contará com área para pessoas com deficiência e outra para a terceira idade.
O Corpo de Bombeiros vai atuar com um posto fixo montado próximo ao palco para qualquer emergência e estará de serviço também com guarda-vidas de prontidão na areia da Praia de Icaraí e atuará em eventuais situações de prevenção de incêndios.
As famílias que forem aproveitar o evento na praia contarão com pulseiras de identificação para suas crianças. Serão disponibilizadas em um posto móvel no calçadão, em frente à Praça Getúlio Vargas. O objetivo é facilitar a localização dessas crianças, nos eventuais casos de se perderem. O Conselho Tutelar terá plantonista, junto ao CISP Móvel, fazendo abordagem durante todo o evento.
A Neltur faz um apelo ao público para não levar quaisquer tipos de instrumentos cortantes e bebidas como garrafas de vidro para evitar acidentes na orla de Icaraí e de Itaipu, onde estarão concentrados o maior número de pessoas para assistirem os shows e as queimas de fogos. Também é proibido o uso de churrasqueiras na orla.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia fará, continuadamente, um monitoramento das previsões meteorológicas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.