Com avanços em diversidade e inclusão nas lideranças, Águas do Brasil cria grupo de trabalho para impulsionar mudanças estratégicas

Esse avanço é fruto de um trabalho iniciado em 2022, no pilar ESG - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Grupo Águas do Brasil, uma das principais empresas privadas de saneamento básico do país, tem se comprometido com aumento da presença feminina em cargos de liderança, que hoje representam 40% das posições. Esse avanço é fruto de um trabalho iniciado em 2022, no pilar ESG, que reuniu diversas iniciativas voltadas para a promoção de mais diversidade e inclusão no Grupo.

Em 2024, o número de mulheres em posições operacionais dobrou, e a empresa está empenhada em ampliar ainda mais esse quadro, inclusive promovendo capacitação. Na gestão, o número de líderes do sexo feminino subiu para 95, com uma meta de 105 até 2030. Essas conquistas são sustentadas pelo grupo de trabalho "Vozes da Diversidade", que aborda temas como igualdade de gênero, empoderamento feminino e questões de viés racial. O grupo é composto por colaboradores diversos e busca promover um ambiente empático, inclusivo e acolhedor para todos.

“Queremos formar as pessoas dentro da própria empresa. Gênero, idade e raça não definem a contratação. Nosso foco está na qualificação e no potencial de contribuição para a Companhia. Para garantir uma seleção mais inclusiva, realizamos blitz com a alta liderança para definir os critérios mais adequados”, destaca a diretora de RH, Luciana Reis.

Em relação à sensibilização interna, o Projeto "Pílulas do Conhecimento" promove debates sobre racismo e orientação sexual. O treinamento em diversidade, realizado em parceria com o Instituto Ethos, além da criação de um uniforme operacional específico para mulheres, demonstra o compromisso do Grupo em adaptar suas práticas às necessidades de profissionais de diferentes perfis.

Além disso, o Grupo Águas do Brasil tem trabalhado com iniciativas de recrutamento diversificado e mapeamento de sucessores, com o objetivo de aumentar a representatividade de mulheres e pessoas negras, tanto no quadro geral quanto na liderança. A parceria com o Instituto Mulheres em Operações (MEO) visa capacitar mulheres para cargos operacionais, consolidando a inclusão em todos os níveis da empresa.

Em 2022, foi realizado um Censo de Diversidade, com adesão de 96% dos colaboradores. Este levantamento forneceu dados cruciais para o desenvolvimento de políticas de inclusão, que têm sido implementadas ao longo do tempo. A empresa também se comprometeu com a promoção de um ambiente que favoreça o crescimento e a sucessão de talentos, particularmente em um setor tradicionalmente dominado por homens.

A adesão ao Pacto Global da ONU, em 2021, e o lançamento da Política de Direitos Humanos, em 2022, reforçam o compromisso do Grupo com a diversidade como um fator estratégico para a inovação. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a empresa foca na redução das desigualdades, buscando criar um ambiente mais justo e representativo para todos.

Isso se reflete também nas ações sociais abraçadas pela empresa. O Grupo firmou um Acordo de Formação Técnica com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), visando a reintegração social de jovens em medidas socioeducativas. O acordo oferece capacitação e oportunidades de trabalho, ajudando essas pessoas a se reintegrarem à sociedade. A iniciativa já resultou na efetivação de jovens aprendizes e ampliou o impacto positivo nas famílias, com workshops que fortalecem a autoestima e as perspectivas futuras dos participantes.

Sobre o Grupo Águas do Brasil
Fundado em 1998, o Grupo Águas do Brasil é um dos principais grupos privados de saneamento básico do país, presente em 32 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com 15 concessionárias e duas unidades industriais, e mais de 5 milhões de pessoas atendidas, a companhia é 100% nacional e possui contratos de longo prazo de concessão, contribuindo para universalizar a cobertura dos serviços de água e esgoto no Brasil.