Guarda Ambiental de Niterói resgata gavião-gato-do-nordeste ferido e debilitado

Pássaro foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CTAS), no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Espécie rara de ave de rapina, um gavião-gato-do-nordeste foi resgatado pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói, na última segunda-feira (24). A ave, que estava no bairro do Sapê, tinha uma asa machucada e estava debilitada.

O pássaro foi avaliado pela equipe especializada da Guarda Ambiental e encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CTAS), localizado no Rio de Janeiro, onde receberá o tratamento necessário.

Moradores do bairro entrarem em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153. O animal estava no condomínio Lírios do Campo, no Sapê.

A Guarda Ambiental conta expertise para o resgate e manejo de animais silvestres, sendo capaz de realizar a avaliação inicial do estado de saúde do animal.

Em caso de resgate de animais feridos, a Guarda Ambiental também providencia o encaminhamento imediato para o centro especializado.

Os animais sem ferimentos, por sua vez, são cuidadosamente reintegrados à natureza, respeitando seu ciclo de vida.

A população pode colaborar com o resgate de animais silvestres ao entrar em contato com a Guarda Municipal pelo Cisp, através do telefone 153.

A Guarda garante a proteção e o bem-estar dos animais, além de conscientizar a população sobre a importância de preservar a fauna nativa.

Espécie rara

Ave de rapina, o gavião-gato-do-nordeste é raro e encontrado, principalmente. no Nordeste do Brasil.

A ave destaca-se por sua plumagem única: corpo coberto por penas de coloração cinza escuro nas asas e uma parte inferior branca, com detalhes escuros nas penas.

O nome “gavião-gato” é remete ao seu estilo de caça, ágil e preciso, como o de um felino.