Por Redação
A exposição “Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias” será inaugurada no próximo dia 16 de abril, às 16h, no Centro Cultural Correios, no centro do Rio de Janeiro. A mostra celebra os 10 anos da administração da Ponte pela Ecovias Ponte e antecipa o futuro Memorial Ponte Rio-Niterói, espaço cultural que será instalado na Ilha da Conceição, em Niterói.
Realizada pela Pas des Deux Projetos, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição destaca a importância da Ponte como elo entre as duas cidades e como símbolo de engenharia e memória coletiva. “A Ponte Rio-Niterói é um elo essencial entre as duas cidades”, afirma a produtora Gisele Pennella, que acrescenta: “o novo espaço cultural em Niterói irá celebrar essa obra de engenharia reconhecida mundialmente e atrair visitantes para a cidade”.
A mostra conta com totens interativos, QR Codes para acesso a vídeos e uma linha do tempo com documentos, imagens históricas e relatos desde os primeiros projetos da ligação entre as duas margens até a inauguração da estrutura, em 1974.
Um dos destaques é a série de 16 depoimentos de pessoas cujas trajetórias se entrelaçam com a história da Ponte, viabilizados em parceria com o Museu da Pessoa. Os vídeos, acessíveis com legendas em português, inglês e libras, formam um documentário colaborativo. Entre as histórias, estão a da enfermeira Cristiana Marçal, que atua em plantões de emergência na Ecovias Ponte e conheceu seu companheiro no trabalho, e da engenheira Patricia Ribas Espinosa, a primeira mulher a assumir a Coordenação de Engenharia da estrutura. Há também o relato do engenheiro Carlos Eduardo Krueger, que participou da construção da Ponte e de outras grandes obras nacionais.
Além dos relatos, a exposição traz um game interativo para testar conhecimentos sobre a Ponte, além de óculos de realidade virtual, que proporcionam experiências sensoriais e uma visão imersiva da estrutura arquitetônica e de seus detalhes internos.
O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro do Rio, e a exposição poderá ser visitada gratuitamente entre os dias 16 de abril e 7 de junho, de terça a sábado, das 12h às 19h.