Angra dos Reis recebe R$ 4,1 milhões para ajuda humanitária do Governo Federal

Prefeito da cidade, Cláudio Ferreti, foi à Brasília para pedir ajuda ao Governo Federal por conta dos temporais que atingiram a cidade no fim de semana - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por conta das chuvas torrenciais que caíram no Rio de Janeiro no fim de semana, atingindo de forma intensa o município de Angra dos Reis, na Costa Verde, o ministro da Integração e do Desenvolvimento (MIDR), Waldez Góes, recebeu em Brasília o prefeito da cidade, Cláudio Ferreti, nesta terça-feira (9). Também compareceram ao encontro o deputado federal Marcelo Crivella e uma da equipe municipal de Defesa Civil

Na reunião, o ministro anunciou o repasse de R$ 4.118.164,00 para ações de ajuda humanitária na cidade, em reconhecimento à situação de emergência de Angra e de municípios, como Petrópolis.

A Defesa Civil Nacional deu início à atuação no município no fim de semana. No domingo (7), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, foi à cidade para coordenar os trabalhos e apoiar a elaboração dos planos emergenciais.

“Estamos trabalhando lado a lado com as prefeituras e garantindo apoio técnico para que os recursos cheguem o quanto antes às populações atingidas”, disse Wolnei.

Situação de emergência

A aprovação rápida da ajuda humanitária foi viabilizada pelo reconhecimento do Governo Federal das necessidades das cidades atingidas pelas chuvas. Assim foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, no domingo (7), com a ordem orçamentária.

Angra contará ainda com o suporte do MIDR para reconstruir as áreas danificadas. “Graças à união de esforços entre os governos federal, estadual e municipal, e à organização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, conseguimos evitar o pior. Não tivemos mortes em Angra dos Reis, mas agora é hora de agir para recuperar os danos e, principalmente, investir em prevenção”, reforçou o ministro.

O prefeito Cláudio Ferreti enfatizou a importância da atuação articulada para a redução de danos em contextos emergências e de catástrofe: “Desde sábado o Governo Federal se colocou à disposição. A ajuda humanitária já chega hoje, e agora avançamos com projetos de reconstrução e obras de prevenção, fundamentais para evitar que novas tragédias aconteçam”, disse.

O prefeito afirmou que o sistema Defesa Civil Alerta ajudou a salvar vidas durante o evento climático. Equipes de Angra dos Reis participaram da capacitação para operar com o sistema de alertas antecipados.

O deputado Marcelo Crivella adiantou que outros municípios fluminenses podem recorrer ao suporte do Governo Federal para a elaboração de planos de trabalho.

Na quinta-feira anterior às chuvas, o MIDR coordenou uma reunião com mais de 250 representantes de estados e municípios do Sudeste, alertando sobre o risco de temporais.

“Quando há previsão de chuva forte, nossa equipe atua dias antes, junto com os estados e municípios, para mitigar os impactos. É uma rotina do nosso sistema. Desastre não escolhe dia, e nós estamos prontos todos os dias para proteger vidas”, finalizou o ministro.

Por Patricia Lima - Diário do Rio