Numa conquista histórica, que reconhece o trabalho do prefeito Wladimir Garotinho em apoio aos pequenos e microempreendedores, Campos foi reconhecida nesta sexta-feira (11) com o Selo Ouro do Sebrae “Sala do Empreendedor – Referência em Atendimento”, pelo trabalho desenvolvido em 2024 pelo Espaço do Empreendedor. O prêmio foi entregue no Espaço Costa Hall, no Centro do Rio de Janeiro. O estado do Rio tem 85 Salas do Empreendedor em parceria do Sebrae com as prefeituras locais.
Além do Selo Ouro, foram reconhecidos como destaque por melhores performances os atendentes Erick Batista, Brenda do Nascimento, Brendha Emily e Guilherme Gomes. Campos se destacou pela qualidade do atendimento e também pela quantidade: o município liderou o ranking dos municípios fluminenses, com 11.237 atendimentos em 2024. Entre 2021 e 2024, o município aumentou em 33% o número de Microempreendedores Individuais (MEIs).
“É com enorme alegria que recebemos esse prêmio, que representa o reconhecimento de um trabalho sério, comprometido e transformador. O Espaço do Empreendedor de Campos tem sido um verdadeiro ponto de apoio para quem sonha em empreender, oferecendo orientação, capacitação e incentivo para que cada microempreendedor possa crescer com segurança e autonomia”, comemorou o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, que participou da premiação ao lado da equipe do Espaço do Empreendedor.
Felipe enalteceu o papel fundamental do Sebrae, visto por ele como um parceiro indispensável nessa jornada, que oferece apoio com conhecimento técnico, estratégias e inspiração para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios em Campos. “Seguimos firmes no propósito de tornar Campos uma referência em desenvolvimento econômico, gerando oportunidades e melhorando a vida de quem escolhe empreender”.
Na gestão do prefeito Wladimir, foram adotadas diversas medidas para ampliar e otimizar o atendimento aos micro e pequenos empreendedores do município. Entre as melhorias implementadas, estão a reestruturação do Espaço do Empreendedor, a concentração de diversos serviços em um único local e a criação de um núcleo no Farol de São Tomé, com o objetivo de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso da população. Em 2024, essas ações já tinham resultado na conquista do Selo Prata do Sebrae.
Outro pilar fundamental desse avanço foi o investimento na qualificação dos microempreendedores individuais (MEIs). Ao longo de 2024, o Espaço do Empreendedor promoveu o ciclo de palestras “Empreender e Crescer: O Caminho para o Sucesso”, com temas como planejamento de negócios, uso de mídias digitais, emissão de nota fiscal, gestão financeira, capital de giro e organização do fluxo de caixa. Promoveu também eventos especiais durante a Semana do Empreendedor e palestras semanais voltadas aos novos MEIs.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, lembrou que as micro e pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 80% dos postos de trabalho com carteira assinada no país. “Esse desempenho destaca a importância dos pequenos negócios como motores da economia de Campos e do país, contribuindo significativamente para a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico sustentável”. Segundo ele, é por meio da força e da criatividade desses empreendedores que Campos tem avançado na geração de emprego, renda e oportunidades.
“O sentimento é extraordinário, de dever cumprido, de muita dedicação de todo o time do Sebrae e, principalmente, da integração com o time da Sala do Empreendedor de Campos”, comemorou o gerente regional do Sebrae, Guilherme Reche. “A gente tem a certeza de que todo mundo faz o seu trabalho, a sua missão diária de orientar aquele que quer abrir um negócio, que quer empreender e é orientado da melhor forma, com a melhor empatia possível. Essa premiação chancela um trabalho que a gente vai manter e ampliar”.
Chefe administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo gerenciamento do Espaço do Empreendedor, Laryssa Batista exaltou o trabalho dos funcionários. “Temos uma equipe altamente comprometida, que não mede esforços para oferecer o melhor atendimento à população. Esse prêmio é compartilhado com eles”, disse Laryssa, observando que o trabalho continua: somente este ano, já foram feitos mais de 3.100 atendimentos.
O número de Salas do Empreendedor vem aumentando no estado do Rio. Eram 63 em 2022 e já são em 85 em 2025, com previsão de abertura de mais cinco este ano. Em 2024. Elas fizeram 178.304 atendimentos a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
Por Tribuna NF
Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento

Numa conquista histórica, que reconhece o trabalho do prefeito Wladimir Garotinho em apoio aos pequenos e microempreendedores, Campos foi reconhecida nesta sexta-feira (11 - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura