15º Ofício de Notas do RJ inicia emissão de CNH e outros serviços

Registros de intenção e comunicação de venda também passam a ser realizados pelo cartório - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As duas unidades do 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, localizadas no Centro do Rio e na Barra da Tijuca, iniciam na próxima terça-feira (1º), os trabalhos de emissão da segunda via e renovação dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Identidade Civil. Os registros de intenção e comunicação de venda também passam a ser realizados pelo cartório.

Mantendo seu pioneirismo na prestação de novos serviços aos seus clientes, o 15º dá o pontapé inicial na emissão destes documentos em cartório, que antes eram de responsabilidade exclusiva do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN). “Essa é mais uma novidade que chega para facilitar e desburocratizar a vida do cidadão fluminense, já que o agendamento prévio para dar entrada na documentação não se faz necessário e, agora, estes serviços podem ser realizados diretamente no cartório” comenta a tabeliã substituta Michelle Novaes.

Os documentos necessários para os serviços de CNH no cartório são: DUDA (pago e compensado), documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. Já a 2ª via do RG é preciso levar, além do DUDA pago, original ou cópia autenticada da Certidão (em breve relato ou em inteiro teor digitada) ou do Certificado, conforme a condição do requerente (solteiro, casado ou naturalizado).

É possível a inclusão de outros dados, tais como o número do CPF, PIS/PASEP, título de eleitor, CNH, certificado de reservista, identidade profissional, tipo sanguíneo e CTPS, devendo-se apresentar original e cópia, ou cópia autenticada, dos respectivos documentos.

Parceria com o Detran-RJ

Em setembro, os Cartórios de Notas do RJ foram autorizados a emitir documentos de identificação e atos de transferência após a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro ter homologado o termo de cooperação técnica que permite a prestação destes serviços à população.

Com isso, o cidadão fluminense passa a contar com mais postos de atendimento para estas finalidades. Em todo o estado, são cerca 300 cartórios de notas, que estarão aptos a oferecer os serviços, após aderirem ao cadastramento e ao treinamento do projeto.

Serviço:

Unidade Centro: Rua do Ouvidor, nº 89. Seg a Sex de 9h – 17h.

Barra da Tijuca: Avenida das Américas 500 – Bloco 11 (shopping downtown). Seg a Sex de 8h – 19h | Sab 9h – 15h.