Por Redação
A Ilha de Paquetá é um recanto de tranquilidade que destoa dos outros bairros da capital do Rio de Janeiro. Localizada na Baía de Guanabara, a 15 quilômetros da cidade, o principal meio de acesso são as barcas que saem da Praça XV. Pela tranquilidade encontrada por lá, o turista que visita o bairro, costuma voltar mais de três vezes à ilha. É o que aponta estudo do Sebrae Rio que identificou que 66% dos viajantes já tinham feito essa rota mais de uma vez. O estudo, realizado pelo programa Agentes de Turismo do Sebrae Rio, gerou capacitações para os pequenos negócios que ajudaram na governança das empresas e no desenvolvimento do “Circuito Turístico Paquetá de Portos Abertos”. O projeto é uma parceria entre Sebrae Rio, Instituto IEVA, Polo Paquetá e Secretaria Municipal de Turismo.
A iniciativa da instituição desenvolveu novos roteiros de turismo com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor e aumentar o leque de produtos oferecidos aos turistas, permitindo o crescimento econômico da ilha. Na Ilha de Paquetá, está sendo desenvolvido um circuito que envolve gastronomia, os atrativos locais, cultura e artesanato.
“O roteiro turístico é um elemento-chave para demonstrar o que o destino tem a oferecer e, com isso, atrair um fluxo maior de visitantes. Por sua vez, a governança é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de um destino. A junção desses elementos gera como resultado a melhoria da competitividade e sustentabilidade do bairro na geração de negócios, trabalho e renda e melhoria do bem-estar da população local”, explica Eduardo Sipaúba, coordenador escritório Rio I do Sebrae Rio.
O projeto conta com a participação dos mais variados perfis de pequenos negócios como o setor de hospedagem, alimentação, operadora de turismo, eventos culturais e artesanato.
Turistas
O estudo aponta que o destino é mais procurado por quem é do Rio de Janeiro. Fora do estado, São Paulo (8%) e Minas Gerais (4%) completam a lista. Para atrair novos turistas, 78,6% acreditam que eventos impactam de forma positiva nos negócios. Com o aumento da atividade turística, 92,9% esperam proporcionar geração de emprego ou melhoria na renda local.
Números do estudo
– 92,9% consideram que há condições de recepção
– 71,4% disseram que a Ilha de Paquetá passa uma sensação de bem-estar
– 78,6% consideram a região segura
– 64,3% consideram que a sinalização do bairro está adequada
– 78,6% dos participantes responderam que os moradores se sentem à vontade com a presença dos turistas.
Principais pontos de visitação
Pedra da Moreninha
Parque Darke de Mattos
Solar Del Rey
Igreja de São Roque
Farol do Mestre
Cemitério dos Pássaros
Casa José Bonifácio