'Nova' Estação Leopoldina prevê Cidade do Samba 2, centro de convenções e área residencial

Projeto prevê Cidade do Samba 2, centro de convenções e área residencial - Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Abandonado há anos, a histórica Estação Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, pode ter finalmente um novo destino. A Prefeitura do Rio divulgou, neste sábado (16), um projeto para a revitalização do espaço, que passaria a abrigar a Cidade do Samba 2, um centro de convenções e uma área residencial. Com 124 mil m², o imóvel, que é da União, foi construído em 1926.

Ontem (18), o prefeito Eduardo Paes apresentou uma proposta formal à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O município pretende comprar o imóvel, que é tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan),com um plano de ocupação de uso misto em quatro blocos: reforma do prédio histórico; construção de um centro de convenções; implantação da Cidade do Samba 2 para escolas do Grupo de Acesso e empreendimentos residenciais.

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) fará a contratação de um laudo para definir o valor da negociação e a prefeitura vai assumir as obrigações judiciais.