Estado do Rio certifica cerca de 76 mil alunos jovens e adultos que voltaram a estudar

Alunos jovens e adultos recebem o diploma do Encceja e já planejam ingressar na faculdade - Foto: Ernesto Carriço

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após 50 anos, Mauricéia Pinheiro de Almeida finalmente concluiu o Ensino Fundamental e planeja seguir para o Ensino Médio, realizando um sonho adiado. Ao lado de 75,9 mil estudantes, ela teve seu certificado do Encceja validado pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

Aos 60 anos, Mauricéia expressou sua emoção ao receber o diploma, destacando o significado desse marco em sua vida:

– Concluir o Ensino Fundamental era algo que eu não imaginava ser possível. Tive que parar de estudar aos 10 anos para ajudar minha família. Estou muito feliz por essa realização – disse ela.

Outro beneficiário, Roni Van Cruz Ribeiro, 46, pretende continuar estudando após sua formatura, vislumbrando um futuro na área de vendas e considerando a faculdade de Administração como uma opção.

Para Monique Málla, da Secretaria de Educação, trabalhar com o Encceja é testemunhar o poder transformador da educação na população, proporcionando uma segunda chance para aqueles que não puderam concluir seus estudos na idade adequada.

O incentivo para o retorno aos estudos veio da educadora Jane Maria Vimercate, que mobilizou um grupo de 10 pessoas, incluindo Mauricéia, a se inscrever no Encceja. Com aulas de reforço oferecidas pela professora aposentada Erli Lucia de Carvalho, oito dos 10 participantes foram aprovados, demonstrando que nunca é tarde para perseguir os sonhos e recomeçar.