Por Redação
As obras na Avenida 22 de Maio, em Itaboraí, estão prestes a trazer melhorias significativas para quem vive ou transita pela via, com o primeiro trecho concluído em maio e a intervenção completa prevista para junho do próximo ano. A parceria entre o Governo do Estado do Rio, através da Secretaria das Cidades, e a prefeitura possibilitou a pavimentação asfáltica de mais um trecho da via este mês.
"A Avenida 22 de Maio é a principal rota de acesso a todos os bairros do 1° distrito de Itaboraí, o Centro. Esta obra representa uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, além de facilitar o transporte de cargas e passageiros, que tem crescido junto com o desenvolvimento da cidade. O comércio local também será beneficiado com as melhorias nas ruas e na acessibilidade", afirmou o governador Cláudio Castro.
O investimento total na intervenção foi de R$ 250 milhões, abrangendo um trecho que inclui as Avenidas São Miguel, Belo Horizonte e Niterói, no Retiro São Joaquim. As obras, realizadas pela Secretaria de Estado das Cidades em 12 quilômetros de extensão, incluem serviços de drenagem, pavimentação e reurbanização, com ampliação de faixas, revitalizando pontos cruciais da região metropolitana.
"Revitalizar a Avenida 22 de Maio é crucial para aliviar o tráfego e melhorar a mobilidade da população. Por isso, seguimos o compromisso do governador Cláudio Castro em garantir um serviço eficiente e de qualidade para quem utiliza essa via", explicou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
Josias Marques, comerciante do bairro de São Joaquim, considera a obra uma demonstração de respeito aos moradores locais, que enfrentavam dificuldades, especialmente em dias de chuva, devido à falta de pavimentação adequada.
"Agora, com essa nova infraestrutura, a movimentação do comércio vai aumentar. Eu já estou até contratando mais uma pessoa para me ajudar com as vendas", disse o comerciante.
A duplicação da Ponte de Iguá, na Avenida 22 de Maio, aguardada há anos, está em fase final e será concluída nos próximos meses, trazendo maior mobilidade urbana para o município. Além disso, uma ciclovia de 11 quilômetros será construída ao longo da via, proporcionando mais segurança para ciclistas como Jeniffer Torquato, que já sofreu acidentes devido à falta de estrutura adequada para bicicletas.
"A pista mais larga traz segurança para quem trafega. Esperei a vida inteira por essa obra, ela chegou em boa hora", comemorou a professora.