Professora e ativista antirracista Sueli Carneiro recebe a Medalha Tiradentes

Deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) participou da entrega da Medalha Tiradentes à professora Sueli Carneiro - Foto: Karen Ferreira/Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) participou da entrega da Medalha Tiradentes à professora, escritora, filósofa e ativista antirracista, Sueli Carneiro, no Palácio Tiradentes, Centro do Rio. A iniciativa foi do deputado estadual Professor Josemar (PSOL/RJ).

"Muito obrigada, professor Josemar, por proporcionar esse dia para a gente. Estou muito emocionada e nervosa de falar para Sueli Carneiro. Só é possível eu estar hoje no Congresso porque a Sueli existe. A Sueli é uma intelectual, uma militante que não negocia o racismo no nosso país. Esse é um momento histórico. Viva as mulheres negras que vieram antes de nós. E viva as que virão", declarou a deputada Talíria Petrone, ao lado da filha Moana, de 4 anos.

A solenidade foi realizada na última quinta-feira — Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A honraria, maior condecoração da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deve-se à trajetória da ativista negra. Sueli Carneiro é uma das principais referências das lutas raciais no país e uma das maiores intelectuais do Brasil.

"Essa homenagem significa para mim um momento de afirmação e reconhecimento da legitimidade desses discursos e práticas de resistências produzidas por lágrimas insubmissas. O reconhecimento dessa escrevivência não é para adormecer os da Casa Grande e, sim, para incomodá-los em seus sonhos injustos, como apontou nossa magistral Conceição Evaristo", afirmou Sueli Carneiro.

Entre as autoridades presentes, estavam a deputada estadual Renata Souza (PSOL/RJ); Vanderlea Aguiar, coordenadora da Rede Emancipa no Rio; a jornalista Flávia Oliveira; Lúcia Xavier, coordenadora-geral da Criola; Clatia Vieira, coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras; e a escritora e ativista Conceição Evaristo.