O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), inaugurou, na terça-feira (10/09), o Centro de Referência em Atenção à Pessoa Idosa (Crapi) no Cesarão, em Santa Cruz, Zona Oeste.
O projeto garante a execução de políticas sociais, de educação, esporte, saúde, entre outras, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.
"Estamos levando serviços fundamentais para o bem-estar da população de todas as regiões. Hoje foi a vez dos idosos da Zona Oeste, que merecem nossa atenção", afirmou o governador Cláudio Castro, ao lado da primeira-dama e presidente de honra do Rio Solidário, Analine Castro.
O centro, que passa a funcionar num espaço da Fundação Leão Xlll, conta com equipe multidisciplinar, à disposição para atender às variadas necessidades da população com 60 anos ou mais e também em processo de envelhecimento.
"O Crapi é um equipamento que tem a missão de atender aos idosos da região nas suas mais diversas necessidades. Com o crescimento da população com 60 anos ou mais, temos que ampliar as políticas voltadas para este público e o Crapi é uma delas, oferecendo promoção, proteção e defesa do direito da pessoa idosa", afirmou a superintendente da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco.
Esse é o segundo Crapi no estado: o primeiro foi inaugurado em maio, em Vassouras, na Região Centro-Sul Fluminense. Entre as atividades oferecidas estão apoio jurídico, aulas de educação física, dança, inclusão digital, realização de oficinas cognitivas e terapêuticas, fisioterapia, entre outros. A meta é atender 100 idosos por dia e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://crapi.contato.org.br/ ou presencialmente no endereço Avenida Canal 1, s/n - Cesarão, Santa Cruz.
"Estamos capacitando servidores para melhor atender aos idosos do nosso estado, que já chegam a uma população de 3 milhões de pessoas em todo o estado", adiantou a secretária de Desenvolvimento Social, Rosangela Gomes.
Unidade de Acolhimento de Idosos é reinaugurada em Campo Grande
Neste primeiro momento, foram reabertos novos quartos e salas de atendimento para nutrição, fisioterapia, educação física e enfermagem. As obras foram realizadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), com investimento total de R$ 3,2 milhões.
O local recebeu uma van adaptada com plataforma elevatória para cadeirantes e idosos com mobilidade reduzida. O veículo, regulamentado sob normas internacionais, tem capacidade para 4 cadeirantes e 8 passageiros. Com o treinamento adequado, os cadeirantes poderão acessar a van de forma independente, garantindo acessibilidade durante deslocamentos para consultas médicas e saídas de lazer.
A unidade atualmente abriga 51 idosos, atendidos por equipes multidisciplinares nas áreas de assistência social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, nutrição, odontologia, farmácia, entre outros cuidados. A rotina dos acolhidos inclui saídas para museus, teatros e cinemas, além de comemorações festivas.
"Estamos falando de mais qualidade de vida para os idosos. A van adaptada é fundamental para garantir mobilidade e acessibilidade, permitindo que eles tenham uma rotina de atendimento mais completa e eficiente. É uma entrega histórica e nos deixa muito orgulhosos. Vocês não têm ideia do quanto essas obras significam para nós da Fundação", expressou Luciana Calaça, presidente da Fundação Leão XIII.
Governo do Rio entrega unidades de atenção e acolhimento a idosos na Zona Oeste
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura