A capital fluminense está com uma média de ocupação de 80,09%, para o período de 15 a 20 de novembro, que engloba o feriado da Proclamação da República, a reunião do G20 e o feriado da Consciência Negra, segundo dados do HotéisRIO e a ABIH-RJ, com destaque para os bairros de Ipanema/Leblon (90,70%), seguidos de Leme/Copacabana (88,17%), Centro (78,82%), Barra/Recreio (70,88%) e Flamengo/Botafogo (69,48%).
Já os hotéis que receberão as comitivas estrangeiras, que estão chegando para a reunião do G20, em especial os empreendimentos cinco estrelas, registram números acima dos 95%. A pesquisa também fez um recorte para o período de 15 a 17 de novembro, com uma ocupação média de 91,60% na cidade.
"Muito nos orgulha ser um destino atrativo para turistas. Não poupamos esforços para oferecer infraestrutura, segurança e acolhimento para quem escolhe visitar o nosso estado. Esse período do G20 e do feriadão ficarão marcados com resultados positivos no turismo, trazendo um impacto financeiro importante para a nossa economia", ressaltou o governador Cláudio Castro.
No interior do Estado, os hotéis estão com 87,80% dos quartos ocupados. Arraial do Cabo (98,20%), Miguel Pereira (96,80%), Petrópolis (92,30%), Vassouras (91,10%) e Angra dos Reis (90,10%) lideram a lista, todas com mais de 90% de ocupação. Rio das Ostras (89,30%), Teresópolis (88,90%), Valença/ Conservatória (88,80%), Nova Friburgo (87,40%), Cabo Frio (86,20%), Armação dos Búzios (84,60%), Paraty (83,50%), Macaé (78,50%) e Itatiaia/ Penedo (73,50%) completam a lista.
"Temos novamente um feriado com números excelentes. As regiões da Costa do Sol, Vale do Café, Serra Verde Imperial e Costa Verde seguem a tendência de alta de todo o ano de 2024, já projetando uma alta temporada recorde. Na cidade do Rio, não é diferente", disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Postos são criados para atendimento aos turistas
No aeroporto internacional Tom Jobim (RIOgaleão), a Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio montaram um novo Centro de Informações Turísticas. O espaço denominado “Lounge G20” funciona diariamente, das 9h às 18h, até o encerramento do evento. O espaço fica na área de desembarque do aeroporto, onde telões e totens mostram a diversidade turística do Estado. Lá, recepcionistas bilíngues dão informações sobre os destinos do Rio de Janeiro, além de apresentar atrativos das 12 regiões turísticas.
Na Rodoviária do Rio, foi criado um Espaço de Apoio ao Turista #tônoRio, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), a TurisRio e a Rodoviária do Rio S/A. O local promove os destinos do estado do Rio de Janeiro e suas potencialidades durante o período do G20. A sala, localizada no setor de desembarque inferior, está disponível, gratuitamente, para os turistas tirarem dúvidas - com recepcionistas bilíngues - e conhecerem opções de roteiros e atrativos, além de terem acesso ao artesanato das 12 regiões turísticas que compõem o estado. Os trabalhos dos artesãos, cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, estão à venda em uma ação de fomento à atividade e geração de renda. O horário de funcionamento da Central é das 10h às 18h, de segunda a domingo.Além dos dois postos, em locais de chegada dos turistas, a secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) fecharam uma parceria para atender turistas que estarão no Rio de Janeiro para o Encontro da Cúpula do G20 e os feriados de Proclamação da República e Dia da Consciência Negra. Até quarta-feira (20/11), dois guias bilíngues estarão à disposição para ajudar no atendimento ao público na delegacia, no Leblon, das 10h às 22h.
Feriados e reunião do G20 movimentam rede hoteleira do estado do Rio
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura