Por Redação
Policiais civis da 7ª DP (Santa Teresa) prenderam um taxista que utilizava o próprio veículo para praticar roubos, na Lapa, Região Central do Rio. O criminoso foi detido após cumprimento, na semana passada, de mandado de busca e apreensão em sua residência. A partir das evidências colhidas, foi possível ainda a identificação de um comparsa.
Segundo apurado, o taxista conduzia outro criminoso, como se fosse passageiro. De dentro do veículo a dupla escolhia sua vítima e o comparsa saía para realizar a abordagem, sendo acobertado pelo táxi. As ações ocorreram no bairro de Santa Teresa.
Ainda de acordo com os agentes, o táxi estava legalizado e em nome do próprio criminoso. O homem foi autuado por roubo qualificado.
O segundo criminoso, que se passava por passageiro, foi identificado e segue foragido. As diligências continuam para localizá-lo.
A ação faz parte da 2ª fase da "Operação Torniquete", que visa reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e de veículos. Mais de 130 criminosos já foram capturados desde setembro deste ano, a maior parte reincidente nessas práticas delituosas.
Durante a primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices criminais. Em julho de 2023, por exemplo, os roubos de cargas e de veículos na Região Metropolitana registraram os menores números de casos desde janeiro de 2019.