A modelagem de concessão da EF-118, a ferrovia Vitória-Rio, foi aprovada pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (31). A EF-118 formará o Anel Ferroviário do Sudeste. A licitação do trecho entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), deverá ser realizada no final de 2025, segundo o Ministério dos Transportes.
A proposta foi discutida, junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e entidades empresariais fluminenses, como a Firjan e a Fecomercio.
De acordo com o governador Cláudio Castro (PL), com o início das obras, as regiões que serão atravessadas pelos modal serão impactadas positivamente, por meio do desenvolvimento econômico e facilitação logística para o transporte de cargas.
“A ferrovia será um marco na infraestrutura das regiões que atravessa, impulsionando o desenvolvimento econômico e facilitando a logística de transporte. Além disso, sua construção abrirá novas oportunidades para a geração de empregos, fortalecerá cadeias produtivas locais e atrairá investimentos estratégicos, tornando-se um vetor essencial para o crescimento sustentável e a competitividade do estado”, ressaltou o chefe do Executivo fluminense.
Ao todo, a EF-118 terá 495 km e ligará a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), no Espírito Santo, à malha ferroviária da MRS, no Rio de Janeiro. Com ela, será possível a integração entre as capitais, polos industriais e portos da Região Sudeste.
Ao entrar em operação, a EF-118 viabilizará a ampliação da capacidade portuária, reduzindo os gargalos que atingem o fluxo de matérias-primas e produtos das indústrias do Sudeste, beneficiando as atividades do agronegócio e da mineração.
A expectativa é de que a ferrovia crie um importante corredor logístico para o mercado interno e comércio exterior, representando uma alternativa para o escoamento de cargas ao acompanhar a demanda ampliada já sinalizada pelo mercado.
Vinte quatro municípios serão diretamente beneficiados pela ferrovia, sendo que 13 já sentirão os benefícios na fase inicial da implantação. Alinhada com as políticas ambientais fluminenses, a ferrovia viabilizará a redução das emissões de CO2. O Anel Ferroviário do Nordeste também contribuirá para o fortalecimento das exportações brasileiras.
Governo do Rio aprova modelagem de concessão da Ferrovia Vitória-Rio
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