Governo reforça segurança e serviços em megablocos para garantir tranquilidade dos foliões

Cerca de 720 agentes da Polícia Militar e 3,6 mil bombeiros militares atuam no patrulhamento e atendimento a emergências durante o fim de semana - Foto: Divulgação Gov RJ

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os blocos e megablocos voltam a ganhar as ruas da capital, neste fim de semana. Para garantir que a festa continue com segurança e organização, o Governo do Estado está mobilizando seus serviços e reforçando o patrulhamento preventivo nos principais pontos de concentração. Além da Operação Verão, o planejamento prevê ainda reforço nos ensaios técnicos da Marquês de Sapucaí e nas partidas de futebol válidas pelo Campeonato Carioca.
- O Carnaval é um dos momentos mais importantes para o Rio, tanto para quem curte a festa quanto para a economia do estado. Estamos trabalhando juntos para que os foliões aproveitem com tranquilidade, segurança e organização - afirmou o governador Cláudio Castro.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar preparou um amplo esquema de segurança na região do Centro do Rio. Cerca de 720 agentes irão atuar ao longo de toda a Rua Primeiro de Março, distribuídos em 23 pontos de bloqueio e revista. Os policiais vão contar com o apoio de aeronaves e drones do Grupamento Aeromóvel da Corporação (GAM) e da ambulância do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR).
Já a Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) também estarão mobilizados para a operação de Carnaval. Cerca de 3,6 mil bombeiros estarão de prontidão em todo o estado neste fim de semana, distribuídos em guarnições de pronta resposta para atendimento imediato a emergências e socorro às vítimas. O efetivo atuará por terra, água e ar, garantindo o suporte necessário aos foliões durante os dias de festa.
Os desfiles serão monitorados pelo carro comando da corporação, equipado com câmeras e apoio de drones, além do sistema de videomonitoramento e Reconhecimento Facial. Ao longo de toda a Rua Primeiro de Março, o efetivo será composto por policiais do 5° BPM (Praça da Harmonia), além de agentes do Batalhão Especial de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Tático de Motociclistas.
Outros grandes eventos movimentam o fim de semana na Capital Fluminense
Além dos desfiles dos megablocos no Centro do Rio, a Polícia Militar vai manter o reforço de policiamento da Operação Verão em toda a orla do Rio de Janeiro. Na capital, os policiais permanecerão nas praias até às 22h. O objetivo é garantir a segurança dos banhistas que continuam no local até o período da noite.
O policiamento também será reforçado para os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial, que foram autorizados pelo CBMERJ e vão acontecer no Sambódromo. Os agentes vão atuar nos principais acessos à Marquês de Sapucaí. O Batalhão de Policiamento em Estádios vai reforçar a segurança nas partidas do Campeonato Carioca, com cerca de 100 agentes.
Polícia Civil mapeia áreas críticas e reforça delegacias
A Polícia Civil realizou um mapeamento das áreas de maior fluxo de foliões e reforçou o atendimento em delegacias distritais da Região Metropolitana. A análise de inteligência vai auxiliar na rápida identificação de ocorrências e no atendimento a possíveis demandas do público.
Operação Segurança Presente reforça patrulhamento com 370 policiais
A Operação Segurança Presente, da Secretaria de Estado de Governo, vai reforçar o patrulhamento para os megablocos neste fim de semana com 370 policiais. O reforço contará com um aumento de 88 agentes que vão atuar com patrulhamento a pé, em viaturas e motocicletas, além do monitoramento em tempo real por câmeras.