Projeto de Força de Segurança Municipal armada para atuar no Rio será enviado à Câmara

O salário previsto para os agentes da futura Força Municipal de Segurança Pública será de R$ 13,3 mil - Foto: Robert Gomes

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio apresentou na segunda-feira (17) à Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria a Força de Segurança Municipal. Ao todo, serão 4,2 homens armados nas ruas do Rio até 2028. Segundo o projeto, vai ser uma força armada, “altamente qualificada”.
O prefeito Eduardo Paes disse que o projeto é uma parceria com o Exército, com a Polícia Federal e com o Ministério da Justiça, e vai atuar em conjunto com as polícias do estado. Uma das ideias é que a Força de Segurança seja a primeira resposta em casos de violência contra a mulher e idosos, por exemplo.
"A gente vai pegar os oficiais da reserva do Exército, os oficiais temporários, os famosos 'CPOR' [Centro de Preparação de Oficiais da Reserva], que ficam oito anos estudando e depois saem. A gente vai criar um concurso público que vai selecionar os melhores desse CPOR. Feito isso, eles vão receber um treinamento, que vai contar com um convênio da Polícia Federal para terem um porte de arma", disse o prefeito.
O salário previsto para os agentes da futura Força Municipal de Segurança Pública será de R$ 13,3 mil.
Segundo Paes, o objetivo é aumentar a sensação de segurança da população em áreas públicas, reduzir os crimes cotidianos e auxiliar a Polícia Militar no patrulhamento ostensivo. O prefeito lembrou que não será papel da Força Municipal enfrentar o tráfico ou a milícia.