Cláudio Castro participa da cerimônia de posse da nova presidência do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda

Em Brasília, governador do Rio destacou a atuação do Comsefaz na construção de políticas públicas para todo o país - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Cláudio Castro participou, nesta terça-feira (25/02), da cerimônia de posse da nova presidência do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), em Brasília. Durante o encontro, que contou também com a presença de outros governadores, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e de parlamentares, Castro destacou a atuação do Comsefaz na análise e construção de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento de todo o país.

— Quero parabenizar o Comsefaz pelo que enxergo como um grau de maturidade muito importante que o Comitê tem alcançado. Em todos os debates, e agora mais recentemente em torno do Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), uma coisa me chamou atenção: todos entendem a dor do outro. Ainda que existam divergências pontuais, compreendem o que é justo para o estado A, B, C ou D, e não somente para o seu estado — declarou Cláudio Castro.


O governador acrescentou ainda que essa capacidade de diálogo colabora para se chegar a consensos.

— A democracia se faz no respeito à divergência. Mesmo com diferenças, temos que caminhar para o mesmo lado. O que a gente quer é um Brasil melhor, pois assim o povo do nosso estado também vai ter uma vida melhor — afirmou.

Secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Juliano Pasqual ressaltou a presença de Cláudio Castro na solenidade, consolidando o trabalho do estado fluminense junto ao Comsefaz.

—  presença do governador Cláudio Castro fortalece o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro nos grupos técnicos da Reforma Tributária junto ao Comsefaz. Esses grupos vão deliberar sobre temas importantes como a composição do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) — pontuou o secretário.

Fortalecimento das relações institucionais

O novo presidente do Comitê é o secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS), Flávio César, que enfatizou o trabalho institucional desempenhado pelo Comsefaz.

— É imperativo fortalecer as relações institucionais e a parceria estratégica com o Governo Federal, com o Congresso Nacional, entes municipais e demais instituições que são alicerces indispensáveis para se construir um país mais justo — disse.

Estiveram no evento os governadores do Piauí, Rafael Fonteles, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, entre outras autoridades. A cerimônia contou ainda com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e de entidades classistas de auditores fiscais.

Após a solenidade, técnicos e secretários de Fazenda promoveram uma reunião extraordinária do Comsefaz, com foco na Reforma Tributária, tema fundamental para a gestão fiscal dos estados.