Divulgação

Forças de segurança do Estado fazem operações para combater roubos de veículos

Por Redação

Houve cinco prisões e um criminoso foi morto em confronto

O Governo do Estado abriu mais duas novas frentes para combater o roubo de veículos. Na últma quinta-feira (06/02), a Polícia Militar deu início à ‘Operação Impacto’, com 250 policiais mobilizados para reprimir os roubos de rua e de veículos. A primeira ação está sendo realizada em 22 bairros sob responsabilidade do 3º BPM (Méier). Na Maré, a Polícia Civil realizou a ‘Operação Torniquete’ contra um sofisticado esquema criminoso que envolve roubos de cargas e de veículos, receptação qualificada e lavagem de dinheiro. Foram efetuadas cinco prisões e recuperados oito veículos – um deles adaptado pelos criminosos, com buracos para colocar fuzis e atirar contra policiais e facções rivais.
A Operação Impacto conta também com aeronaves, blindados e motocicletas. O Centro de Comando e Controle Móvel – um caminhão equipado com tecnologia de ponta que inclui câmeras com software de reconhecimento facial e de leitura e placas, além de drones - foi deslocado para a frente do estádio do Engenhão. A primeira fase da operação se estende pelos bairros do Engenho de Dentro, Cachambi, Todos os Santos, Abolição, Água Santa, Encantado, Piedade, Pilares, Engenho Novo, Riachuelo, Jacaré, Jacarezinho, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Lins, Del Castilho, Engenho da Rainha, Maria da Graça, Inhaúma e Tomás Coelho.
- Determinei que as polícias Civil e Militar utilizem todos os recursos humanos e tecnológicos disponíveis nessas ações de combate ao roubo de veículos. Vamos continuar com as operações até que os índices diminuam. Sabemos que há atuação de uma facção criminosa por trás do aumento desse tipo de crime, mas vamos enfrentá-los com rigor, inteligência e tecnologia – disse o governador Cláudio Castro.
Na ‘Operação Torniquete’, os agentes foram cumprir mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro — nas comunidades Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, e em outras regiões da capital e da Baixada Fluminense —, além de Ceará, Bahia, Goiás e Santa Catarina, com o apoio das polícias desses estados.
Na ação, houve cinco prisões e um criminoso foi morto em confronto. Oito veículos – entre eles, um de luxo adaptado com furos nos vidros para colocar canos de fuzis - foram recuperados e diversos dispositivos eletrônicos, apreendidos, além de joias, dinheiro e documentos.