MetrôRio registra 4 milhões de embarques durante o carnaval e bate recorde de pagamentos por aproximação

O MetrôRio registrou 4 milhões de embarques durante os oito dias de carnaval, com um aumento de 3% em relação a 2024 - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O MetrôRio reforçou sua posição como principal meio de transporte rápido e seguro durante o carnaval carioca. Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, além do fim de semana do Desfile das Campeãs (8 e 9 de março), o sistema metroviário registrou 4 milhões de embarques, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2024.

Com funcionamento ininterrupto por mais de 180 horas, foram realizadas aproximadamente 5.748 viagens, percorrendo um total de 1,1 milhão de quilômetros, o equivalente a 29 voltas ao redor da Terra. As linhas 1, 2 e 4 operaram regularmente, sem intercorrências.

Central do Brasil/Centro: 271 mil embarques
Carioca/Centro: 266 mil embarques
Botafogo: 237 mil embarques
Jardim Oceânico: 232 mil embarques
Pavuna: 224 mil embarques
O dia de maior fluxo foi o sábado de carnaval (1º de março), com mais de 654 mil embarques.

Pagamento por aproximação em alta
A tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite pagamento por aproximação nas catracas, foi utilizada em 888 mil embarques, representando 24% do total de passageiros pagantes. Esse número superou o uso de bilhetes unitários (12%). O pico desse tipo de pagamento ocorreu no domingo de carnaval (2 de março), com 191 mil embarques.

Planejamento e operação 24h
O sucesso da operação especial foi resultado de um planejamento iniciado em setembro do ano passado, envolvendo reuniões estratégicas e reforço nas equipes de atendimento, operação e manutenção. Antes do evento, foram realizadas manutenções preventivas na frota de trens, revisão do sistema de ar-condicionado e inspeções de infraestrutura, incluindo os sistemas de energia, sinalização e bilhetagem.

Durante a operação 24h, mais de 1.660 colaboradores foram mobilizados diariamente para atendimento ao público, segurança e controle operacional, garantindo a fluidez dos embarques e a segurança dos foliões.

Por  Quintino Gomes Freire - Diário do Rio