Cláudio Castro prestigia primeiro aulão do Enem RJ, programa de preparação para alunos da rede estadual

19/03/2025 - Aulão do Enem - Sala Cecília Meireles - Fotos: Rafael Campos - Foto: Rafael Campos

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Cláudio Castro prestigiou, nesta quarta-feira (19/03), o primeiro aulão do Enem RJ, programa da Secretaria de Educação que tem como objetivo preparar os estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa gratuita e inédita reuniu cerca de 650 alunos no Teatro Cecília Meireles, na Lapa. A plataforma une tecnologia e metodologias avançadas para facilitar o acesso ao Ensino Superior e melhorar os indicadores de aprendizado.

 

- Estamos dando um passo fundamental para garantir que nossos alunos tenham as melhores oportunidades de ingressar no Ensino Superior. O Enem RJ é uma iniciativa inovadora. Queremos que cada jovem do nosso estado tenha as ferramentas necessárias para construir um futuro promissor - declarou o governador Cláudio Castro.

 

O Enem RJ atende estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo material didático digital, videoaulas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, além de simulados, correção de redação e relatórios individuais de desempenho. Um dos grandes diferenciais do programa é o uso de inteligência artificial, que cria trilhas de estudo personalizadas, respeitando o ritmo e as dificuldades de cada aluno.

 

Todos os recursos são desenvolvidos com base em metodologias que se adaptam às necessidades específicas deles e auxiliam no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o exame nacional.

 

– O Enem RJ é muito especial. Lançamos um desafio para construir um cenário melhor, para que os nossos estudantes sejam bem-sucedidos em todas as avaliações. Vamos desenvolver o aprendizado e o conhecimento de todos, para que cada um possa seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos construindo o presente e plantando o futuro – enalteceu a secretária de Educação, Roberta Barreto.

 

O projeto cria ferramentas para atrair e engajar estudantes cada vez mais inseridos no universo digital, aliando os mais modernos recursos tecnológicos a metodologias consagradas de ensino.

 

Preparação para o desafio

A preparação para encarar o vestibular já começou para as alunas Yasmin Caldas e Gabriela Lesse, do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. As estudantes já conquistaram duas medalhas de bronze em olimpíadas internacionais de matemática, uma conquistada em 2023, na Copernicus, em Nova York, e a segunda em 2024, na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), em Seul, na Coreia do Sul.

 

Agora, o desafio é conciliar os estudos para as competições e para o vestibular.

 

– Vamos competir na AIMO novamente este ano. Dessa vez será no Japão, e nossa expectativa é conseguir muitas conquistas, de repente até uma medalha maior que o bronze. Nossa rotina vai ser corrida, são muitas matérias para estudar, mas contamos com a ajuda das nossas famílias, da nossa escola. Essa ferramenta que o governo disponibilizou para nós vai ajudar muito, será muito útil também para quem não tem uma condição financeira alta – contou Yasmin.

 

A estudante Gabriela Lesse pretende atuar na área da Engenharia, e contou que o programa Enem RJ vai auxiliar, principalmente na organização das matérias para estudar.

 

– Já temos muita ajuda da nossa escola. Acredito que o nosso preparo já é muito bom. Mas é ótimo também saber que podemos contar com esse auxílio em casa. Pretendo participar de todos os aulões e tirar o máximo de conhecimento possível para poder fazer a prova – enfatizou.