CEDIM, símbolo da resistência feminina, é reinaugurado no Rio de Janeiro

A reinauguração é uma celebração da importância histórica do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, que desde sua criação, em 1987 - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Evento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher acontece na manhã desta quinta feira, 27, e conta com a presença de grandes mulheres como a deputada estadual Lilian Behring, a ativista Nair Jane, Helena Pirajibe, primeira presidenta do CEDIM eleita pela sociedade civil, e Heloisa Aguiar, Secretária de Estado da Mulher

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-RJ) celebra a reinauguração de sua sede, um imponente prédio histórico de 1907, que após passar por um processo de restauração, agora oferece um espaço mais moderno e acolhedor para receber as demandas das mulheres cariocas. Localizado na Rua Camerino, 51, no Centro do Rio de Janeiro, o evento é marcado pela presença de figuras políticas e representantes de movimentos sociais que trabalham pelo fortalecimento da cidadania feminina no estado.

Entre as convidadas da reinauguração, está a deputada estadual do PCdoB Lilian Behring, Helena Pirajibe, a primeira presidenta do CEDIM eleita pela sociedade civil, Heloisa Aguiar, Secretária de Estado da Mulher, e a ativista Nair Jane, que tem um importante legado social e político como defensora dos direitos humanos. Nair é uma trabalhadora doméstica que participou da Constituinte em 1988, da formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi uma das fundadoras da Confederação Latino-Americana e do Caribe das Trabalhadoras Domésticas e do sindicato da categoria na baixada fluminense, além de ser uma das fundadoras do conselho do CEDIM.

A reinauguração é uma celebração da importância histórica do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, que desde sua criação, em 1987, tem se destacado na promoção e proteção dos direitos das mulheres. A deputada Lilian Behring, uma das grandes apoiadoras da causa feminina no estado, fez questão de ressaltar a relevância do novo espaço para as mulheres do Rio de Janeiro.

“Este momento é de celebração, mas também de reflexão sobre as conquistas e desafios que ainda temos pela frente. O CEDIM não é apenas um prédio, é um símbolo de resistência, de luta e de políticas públicas que garantem os direitos das mulheres. Com a reinauguração desta sede, estamos dando um passo importante para que as mulheres do nosso estado tenham um lugar de acolhimento, formação e empoderamento”, afirmou Behring.

A deputada também destacou a importância da união entre poder público e movimentos sociais para garantir que o CEDIM continue sendo uma referência na construção de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero.

“A sociedade civil sempre teve um papel fundamental na nossa história. E o CEDIM, com sua composição diversa e sua trajetória de lutas, reflete essa importância. Hoje, mais do que nunca, devemos trabalhar juntos para que o direito das mulheres seja cada vez mais uma realidade”, completou.

A Superintendente de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Mulher, Aline Inglez, também presente no evento, destacou a participação da deputada.

“É um prazer receber a deputada Lilian Bering nesse momento histórico e emblemático pra todas as mulheres e para todos os movimentos feministas do nosso estado. Hoje, estamos entregando esse prédio completamente reformado, revitalizado, com ar-condicionado, mas com as suas características originais, conservado, por ser um prédio emblemático e símbolo de resistência e de luta”, declarou Aline.

Helena Pirajibe, uma figura histórica no movimento das mulheres do Rio de Janeiro, também participou da solenidade. Primeira presidenta do CEDIM eleita pela sociedade civil, Helena compartilhou com os presentes sua emoção em ver o prédio restaurado e voltado para a promoção da cidadania feminina.

"O CEDIM foi uma conquista do movimento de mulheres e ver este espaço revitalizado é uma grande vitória para todas nós. Este local representa a resistência e a luta por direitos, e saber que ele está sendo entregue de volta para as mulheres do Rio de Janeiro é algo que nos enche de orgulho", disse Helena.

O CEDIM-RJ, além de ser um órgão consultivo e deliberativo, tem um papel crucial na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero. O local possui um grande auditório, diversas salas e o Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, que irá abrigar uma programação intensa de eventos, cursos e atividades culturais voltadas para o empoderamento feminino.