Faltando três meses para que o cartão Jaé se torne o único meio de pagamento aceito nos transportes municipais do Rio de Janeiro, a integração com os modais estaduais — metrô, trens e barcas — ainda não foi efetivada. Segundo o governo do estado, a adesão dessas modalidades ao sistema está condicionada à aprovação do Poder Judiciário. As informações são de Lucas Luciano/Tempo Real.
A Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana afirmou, em nota, que a medida está em fase final e que a bilhetagem unificada é uma prioridade da gestão estadual. “O novo modelo de bilhetagem está em processo de finalização e, após aprovação no Poder Judiciário, será implementado, permitindo a total integração do sistema da Prefeitura do Rio”, destacou a pasta.
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR) também se manifestou. Segundo a prefeitura, o Jaé já é aceito em todos os transportes municipais, e as tratativas para integração com os modais estaduais continuam em andamento. “A prefeitura e o governo do estado estão em tratativas para que haja integração entre o sistema de bilhetagem do estado com o Jaé. Mas é importante esclarecer que nenhum benefício tarifário será perdido pelos passageiros”, informou em comunicado.
Em janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou que o cartão seria aceito também nos modais intermunicipais até 1º de julho, quando o sistema substituirá, de forma definitiva, o Riocard nos transportes municipais.
A administradora do Jaé reforçou que a execução do sistema depende das decisões dos entes públicos. “O Jaé apenas executa o que é definido pelo poder concedente”, declarou a empresa. A recomendação da prefeitura é para que os passageiros adquiram o novo cartão com antecedência, a fim de evitar transtornos no processo de transição.
Cartão Jaé ainda não vale em metrô, trem e barcas: integração depende da Justiça
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura