SEDCON e do PROCON-RJ pedem esclarecimentos sobre suspensão de visitas ao Cristo

Cristo Redentor - Foto: Marcos de Paula - Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Diante da suspensão das visitas ao Cristo Redentor ocorridas, nesta terça-feira (8), as Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ remeteram um ofício com solicitando esclarecimentos às empresas Trem do Corcovado e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

As instituições têm prazo de 24 horas para responder a solicitação. Se negligentes quanto ao retorno, serão passíveis de multa que pode ultrapassar R$ 14 milhões, entre outras sanções administrativas.

No documento, SEDCON e PROCON-RJ querem saber se houve falha no sistema de elevadores do Cristo Redentor e por quanto tempo; se e quais medidas foram adotadas para contornar o problema; se os consumidores que tiverem o acesso ao Cristo prejudicado foram ressarcidos; além de outras reclamações relevantes.

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou que o poder público está atento aos assuntos que envolvem o monumento, desde a morte de um turista gaúcho durante uma visitação ao ponto turístico.

“Desde o mês passado, as empresas responsáveis pelo funcionamento do Cristo participam de um comitê de monitoramento das atividades para que possa ser feita a regularização da conduta e que não haja prejuízo à vida, saúde e segurança dos consumidores locais e turistas. Apesar dos esforços da Secretaria e da Autarquia em exigir que as concessionárias adequem suas condutas, têm-se percebido que alguns serviços estão deficientes, como a falha de hoje nos elevadores, que é um equipamento que permite acessibilidade”, pontuou Gutemberg.

Segundo o secretário, a falha nos equipamentos pode ser considerada falha na prestação de serviços aos consumidores e turistas, sendo motivo, portanto, de notificação.

“A interrupção do serviço por falhas nos elevadores pode ser considerada falha na prestação de serviços. Entendemos que a falha na prestação do serviço pode impactar consumidores e turistas que visitam o local e, por este motivo, solicitamos os esclarecimentos e vamos continuar atuando em prol da defesa dos direitos do consumidor”, comentou o Secretário.

Entenda o caso

Um dos maiores símbolos turísticos do mundo, o Cristo Redentor foi interditado por problemas estruturais e de segurança, que motivaram uma ação rigorosa da SEDCON e do PROCON-RJ.

No mês passado um turista gaúcho, de 54 anos, que passou mal durante a subida da escadaria do monumento e morreu sem o devido socorro, porque o posto médico local ainda estava fechado.

A gravidade do caso levou à intervenção do espaço, à revisão dos serviços oferecidos aos turistas e à criação da Comissão Permanente do Cristo Redentor, para monitorar a execução de melhorias.

 Por Patricia Lima - Diário do Rio