Governo do Estado do Rio de Janeiro lança programa de capacitação para profissionais de comunidades terapêuticas

Programa Novo Caminho Capacita, voltado à qualificação de profissionais que atuam em comunidades terapêuticas - Foto: Divulgação Gov RJ

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Políticas Inclusivas, vinculada à Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, inicia nesta quinta-feira (10/04) o programa Novo Caminho Capacita, voltado à qualificação de profissionais que atuam em comunidades terapêuticas. A aula inaugural será realizada na Biblioteca Parque Estadual, no município do Rio de Janeiro e marca o início de um novo capítulo nas políticas públicas sobre drogas no estado.

 

Desenvolvido pela Superintendência Terapêutica, o curso reúne conteúdos teóricos e práticos sobre a história, a legislação, a regulamentação e o financiamento dessas instituições no Brasil. O programa será orientado pelo Manual de Boas Práticas para Comunidades Terapêuticas, elaborado pela Subsecretaria de Políticas Inclusivas. O material apresenta diretrizes legais e padrões de funcionamento para essas instituições, com foco na qualificação dos serviços, no acolhimento humanizado e na reinserção social de pessoas em tratamento por dependência química.

 

A aula inaugural do Novo Caminho Capacita acontece nesta quinta-feira (10/04), na Biblioteca Parque do Rio de Janeiro, e marca o início oficial do programa. O encontro terá como tema a Contextualização Histórica das Políticas sobre Drogas no Brasil, a História das Comunidades Terapêuticas no país e as Boas Práticas em Comunidades Terapêuticas — conteúdos fundamentais para preparar os participantes para uma atuação qualificada, ética e alinhada às diretrizes nacionais.

 

As comunidades terapêuticas têm se consolidado como espaços estratégicos na recuperação e reinserção de pessoas afetadas pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Com essa iniciativa, o Governo do Estado busca fortalecer o trabalho em rede e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos por essas instituições.

 

Após o lançamento na capital, o programa seguirá para o interior e Região Metropolitana. Os próximos municípios a receberem o Novo Caminho Capacita serão Nova Friburgo e, em seguida, São Gonçalo. Em cada localidade, as aulas serão divididas em dois dias, permitindo que os profissionais tenham acesso aprofundado ao conteúdo e possam aplicar os aprendizados de forma prática em suas realidades locais.

 

- Acreditamos que capacitar é cuidar. Este programa é mais do que um curso: é uma oportunidade de transformar o olhar sobre a dependência química e qualificar o papel das comunidades terapêuticas. Nosso compromisso é promover políticas públicas que acolham, respeitem e ofereçam reais chances de mudança - afirma a subsecretária de Políticas Inclusivas, Bianca Pacheco.

 

O programa reforça o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a promoção da inclusão social, da valorização da vida e da construção de caminhos reais para a superação da dependência química, com base em uma abordagem ética, técnica e humanizada.