Até o mês que vem, os motoristas que trafegam pela Via Dutra na altura da Serra das Araras, no Sul-Fluminense, vão encontrar uma novidade dentro do pacotão de obras da duplicação das faixas da subida da serra. Será inaugurado o primeiro dos 24 novos viadutos previstos no novo traçado da rodovia. Com 50 metros de extensão, o elevado está localizado no sentido SP, na altura de Paracambi, e sua liberação ao tráfego acontece um mês antes do cronograma inicial.
Segundo a CCR RioSP, concessionária responsável pela principal ligação entre as duas maiores metrópoles do país, as obras estão adiantadas. Cerca de 25% das obras previstas já foram concluídas. O investimento total no projeto chega a R$ 1,5 bilhão, com o objetivo de ampliar a capacidade de tráfego e melhorar a segurança viária em um dos trechos mais antigos e críticos da rodovia — O atual traçado da Serra das Araras é de 1928.
As obras, que começaram há exatamente um ano, contam com mais de 2 mil trabalhadores distribuídos em 25 frentes de trabalho que funcionam de forma ininterrupta. A inauguração do novo viaduto marca uma etapa estratégica do projeto já que será possível deslocar o fluxo de veículos e iniciar intervenções no trajeto atual.
Mais faixas, menos tempo na estrada
Atualmente, o trecho da Serra das Araras conta com apenas duas faixas por sentido, o que frequentemente gera congestionamentos, especialmente devido ao intenso tráfego de veículos pesados — que representam cerca de 36% do fluxo total na região.A nova pista de subida, com quatro faixas e acostamentos dos dois lados, será entregue até 2028. Já a nova pista de descida está prevista para ser finalizada um ano depois, em 2029. A expectativa é que, com a duplicação completa, o tempo de viagem na subida da serra seja reduzido em até 25%, e na descida, em 50%.
Por Victor Serra - Diário do Rio
Serra das Araras: Primeiro viaduto do novo traçado da Via Dutra será inaugurado em maio

Segundo a concessionária responsável, as obras estão adiantadas e cerca de 25% do total previsto já foi concluído - Foto: CCR
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura