Começam as obras de mobilidade urbana em São Gonçalo

Por Redação

MUVI terá corredor viário, com ciclovia, terminal rodoviário e intervenções urbanísticas

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, acompanhou, na quinta-feira (29), a vistoria realizada no local onde serão iniciadas as obras de construção do MUVI - Mobilidade Urbana Verde Integrada, corredor viário de BRS que ligará Guaxindiba a Neves, cortando toda a cidade, no mais ambicioso projeto para não apenas desafogar o sistema viário, mas realizar intervenções urbanísticas em todo o trecho, com ciclovia, revitalização de espaços públicos e calçadas.

Ao lado de representantes do governo estadual, responsável pelas intervenções, e do engenheiro responsável Marcelo Curty, da empresa que venceu a licitação para realização da obra, o prefeito percorreu trecho da Avenida Presidente Kennedy, no Centro. Na próxima semana, já começam a ser instalados os canteiros para o início das obras.

O MUVI é o maior investimento em infraestrutura, mobilidade e urbanismo dos últimos anos na cidade de São Gonçalo e faz parte do Pacto RJ, programa de investimentos do Estado. A Prefeitura já finalizou o cadastro e visitas técnicas aos imóveis que serão desapropriados para garantir a implantação do corredor viário.

O MUVI terá um investimento de R$262.184.615,51 a partir de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado, que irá executar as obras. O município irá arcar com as indenizações decorrentes das desapropriações.

O prefeito Capitão Nelson explicou que o MUVI é uma das maiores vitórias do governo até o momento e irá impactar diretamente na qualidade de vida da população, com geração de emprego, valorização imobiliária e novos investimentos na cidade.

“Logo no início da nova gestão, ao conhecer em detalhes o projeto de mobilidade, percebi o potencial transformador das intervenções e, de imediato, a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais iniciou a busca por recursos em Brasília e junto ao governo estadual. O governo estadual também percebeu a importância e grandiosidade do MUVI e conseguimos o apoio necessário para a execução do projeto”, explicou o prefeito.

O projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 13,58 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

O MUVI foi elaborado para priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, com a construção da ciclovia ao longo do corredor expresso. O sistema BRS (Bus Rapid Service) será implantado ao longo da antiga linha férrea que corta a cidade, ligando Neves a Guaxindiba, passando por importantes bairros, como o Centro e Alcântara.

Além da racionalização do transporte público de passageiros, com mais conforto, segurança e rapidez, o corredor leste-oeste receberá intervenções urbanísticas ao longo de todo o trajeto. Serão criadas praças, áreas de convívio e adequação dos espaços públicos e calçadas, que garantirão a valorização do solo urbano e deixarão a cidade mais bonita e organizada para atrair futuros investidores. Áreas hoje degradadas serão totalmente revitalizadas. E um novo terminal rodoviário será erguido em Alcântara.

“É importante destacar que o MUVI não se restringe a ser um corredor expresso de ônibus, mas sim um projeto muito mais abrangente, que irá beneficiar não apenas os usuários de transporte coletivo, desafogando o trânsito urbano, mas também toda a população. As intervenções urbanísticas e o incentivo ao uso de bicicletas, com a ciclovia, irão favorecer o meio ambiente e deixar nossa cidade mais verde, mais arejada e bonita”, destacou a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Lessa.

  • Tags: