HEAT treina profissionais da saúde e leigos para reconhecer e conter sangramento

Curso de capacitação Stop The Bleed é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do HEAT - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O curso de capacitação Stop The Bleed, que treina profissionais da saúde e Segurança Pública e leigos a reconhecer e conter sangramentos que representem risco de vida até que as equipes de emergência cheguem ao local da ocorrência, voltou a ser oferecido pelo Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT).

Policiais militares do São Gonçalo Presente, guardas municipais de Niterói, SAMU São Gonçalo e profissionais das concessionárias que prestam serviços na BR-101, trecho Niterói-Manilha, e nas RJs 104 e 106 formaram a primeira turma de alunos desta nova etapa do curso, que somente no ano passado capacitou cerca de mil pessoas.

Ministrado pelos cirurgiões Marcelo Pessoa e Rodrigo Clebicat, do Centro de Trauma do HEAT, o curso, criado pelo Departamento de Defesa Americano, ultrapassou fronteiras e vem salvando vidas em todo o mundo. O objetivo principal é ensinar a estes profissionais a prestar socorro em casos graves de emergência.

"Estamos proporcionando conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico e suas consequências, além das principais técnicas utilizadas para o controle de sangramentos severos. Estes profissionais já capacitados podem realizar o curso em seu condomínio, na escola do filho, a um grupo de amigos", explicou o diretor-geral do HEAT, Raphael Riodades.

O curso é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do hospital, unidade referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro. A cada turma são treinadas 30 pessoas em princípios básicos do controle de sangramentos em vítimas de trauma, otimizando as chances de sobrevivência.