Aniversário de São Gonçalo ganha música de MCs da região

Grupo 1Kilo lança música em homenagem ao município de Sâo Gonçalo - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo celebra seu aniversário do domingo, 22 de setembro, e em tom de homenagem, o grupo 1Kilo, originário de Niterói, convidou os parceiros MC Fael, local do bairro Jardim Catarina e multicampeão da Batalha do Tanque em São Gonçalo, a lenda do funk proibidão MC Orelha e o jovem expoente NK da Grota, ambos de Niterói, para uma música inédita sobre a região.

Marcando território com o sugestivo nome "Da Ponte Pra Cá #1", a música aposta numa união entre as sonoridades rap e funk e cada integrante versa sobre suas vivências de cria e desafios e conquistas nos lugares onde nasceram e se profissionalizaram musicalmente.

Com direção da DIMÚ FILMES (Lucas Dantas e Wesley Camanho), o videoclipe foi gravado com todos os integrantes nas paisagens exuberantes do Parque da Cidade e da Lagoa de Piratininga, exaltando as belezas naturais de Niterói. O lançamento chega no dia 27 de setembro.

DoisP e Caslu, integrantes da 1Kilo, que representam o time nesta faixa, revelam que o lançamento dá início a uma sequência de cyphers - vertente do rap que tem o objetivo de reunir MCs para rimas inéditas com uma conexão de palavras mais complexas, se aproximando mais do modelo freestyle, assim como nas batalhas de rima. O projeto tem a intenção de reunir em suas faixas, artistas comuns a essas duas cidades tão importantes para o movimento hip-hop, explorando uma estética inédita e misturando diferentes gerações em cada lançamento.

"Estamos com quase dez anos de estrada e nessa nova fase atual da 1Kilo, cada vez mais estamos sentindo a importância de retribuir tudo que conquistamos ao lugar que nos revelou e que nos deu a oportunidade de conhecer o Brasil todo e também sair em turnê internacional com o nosso trabalho. Queremos falar com gratidão e orgulho de onde viemos e mostrar um pouco mais do nosso lugar para o nosso público. Decidimos reunir neste projeto MCs que tem história aqui na área para contarem suas vivências particulares e pensamos também em trazer a junção sonora do rap e do funk, estilos muito característicos não só de Niterói e São Gonçalo, mas com talentos diversos espalhados em todo o Rio de Janeiro", explica DoisP, cantor e diretor criativo da 1Kilo.

Fiéis à filosofia de garimpar novos talentos na cena por todo o Brasil, característica principal do grupo ao longo de sua existência, a 1Kilo tem forte conexão com as batalhas. O MC Fael, um dos maiores nomes atuais da Batalha do Tanque (São Gonçalo), é patrocinado pelo grupo. Deste movimento cultural, saíram artistas consagrados hoje na cena, como Orochi e Xamã.

"Muito me surpreendeu quando eu descobri que é inédita essa iniciativa de algum selo ou banca de rap apoiar MCs de batalha com patrocínio, suporte, etc. A 1Kilo surgiu inicialmente para ser uma conexão entre produtores musicais, músicos e MC's. Desde 2017 a gente ganhou relevância nacional revelando nomes, que em sua maioria antes batalhavam, na Batalha do Tanque em São Gonçalo. A musicalidade sempre foi a identidade do nosso coletivo. Sempre foi o objetivo da 1Kilo revelar novos artistas, dar oportunidade pra quem está começando e fazer conexões entre artistas de diferentes estilos e momentos na carreira. A formação da 1Kilo é nova, mas o ideal de continuar garimpando por novos talentos e projetos continua igual", complementa DoisP.

Dentre os MCs da atual formação da 1KILO, dois em especial têm uma ligação muito forte com a Batalha do Tanque, além do próprio DoisP, que explica a conexão: "Eu acho que esse é um início de movimento importante porque, todo mundo que conhece a 1Kilo sabe da história, sabe da relação que a gente sempre teve com a Batalha do Tanque, desde quando a gente ainda estava começando e pedíamos para o organizador colocar o nosso som nas entradas das batalhas porque naquela época tinha muito público e a gente queria que essas pessoas conhecessem o nosso som. Do ponto de vista mais direto, até hoje o Pelé (MilFlows) e o MZ, que são da 1Kilo, são MCs que são crias do Tanque, são pessoas que ficaram muito conhecidas através do Tanque e que têm e tiveram uma força gigantesca dentro do movimento".