Por Redação
Uma cidade em miniatura, feita completamente com materiais reaproveitados, para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Essa é a proposta da exposição Juniorlópolis, minicidade em perspectiva, aberta para visitação pública até o dia 18, no Partage Shopping, no Centro. A ação é realizada pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e conta com parceria da Defesa Civil.
A ideia é mostrar para os visitantes as múltiplas possibilidades da reciclagem, incentivando-os a dar nova vida a materiais que seriam descartados.
“Essa ideia da cidade teve início há sete anos. É um aprendizado prático para as crianças, que estão ali vendo tudo o que a reciclagem pode proporcionar, com materiais que seriam levados para o lixo. São materiais que deixaram de ir para as ruas, os rios e mangues. Nessa parte lúdica as crianças se encantam. O lúdico acaba sendo a melhor forma para falarmos com eles sobre meio ambiente, reciclagem e sustentabilidade, porque as crianças compreendem na prática”, disse o artista plástico Júnior Machado, idealizador e criador da Juniorlópolis.
Na última quarta, alunos da rede municipal de ensino marcaram presença na exposição, e tiveram lições sobre a importância de reduzir descarte de lixo, reutilizar materiais e reciclar, compreendendo que este caminho vai garantir processos de produção mais econômicos e ambientalmente sustentáveis em nossa cidade.
Os alunos também fizeram uma visita à exposição de equipamentos da Defesa Civil, que fica aberta ao público no Partage Shopping. A Defesa Civil complementa a abordagem educativa do tema, pontuando sobre descarte inadequado de lixo, os impactos negativos no meio ambiente e a atuação da Defesa Civil durante os desastres naturais, apresentando equipamentos e sua utilização para as crianças.
A exposição Juniorlópolis, minicidade em perspectiva, fica aberta até o dia 18 de outubro, das 10h às 17h, no segundo piso do Partage Shopping. A entrada é gratuita.