Moradores do Mutuaguaçu, em São Gonçalo, celebram obras em andamento

Intervenção, que irá englobar mais de 3,8 quilômetros de extensão, integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos - Foto: Fabio Guimarães/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A transformação visual causada pelas obras de macrodrenagem que estão sendo feitas em 14 ruas dos bairros Mutuá, Mutuaguaçu e Porto do Rosa já pode ser vista pelos moradores do local e são motivo de orgulho. Calçadas estão sendo concretadas, meio-fios estão prontos e a drenagem está avançando em diversos locais. O próximo passo para algumas dessas ruas é receber a pavimentação. As intervenções, que vêm sendo feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo, irão beneficiar mais de 10 mil gonçalenses, entre moradores e pessoas que circulam pela região.

As obras, que estão recebendo um investimento de R$ 38 milhões, irão beneficiar a Avenida Paula Lemos (parte) e ruas General Canrobert, Professor Altivo (parte), Padre Nicolau Luíz, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira e uma via sem nome. O trabalho teve início no começo deste ano e terá duração de 12 meses.

Os moradores já celebram as obras que irão garantir melhorias na qualidade de vida, acessibilidade, condições de higiene e segurança para a toda a região. É o caso do motorista aposentado Jorge Xavier, de 75 anos. Ele mora há mais de 30 anos na região e lembra que antes a rua era de chão batido. Além disso, ele já perdeu móveis durante alagamentos causados pelas chuvas.

“Eu tô gostando da obra. Eu vi essa rua antes, com muito buraco, rua de barro, alagava demais, eu já perdi cama e sofá aqui quando chovia. Agora, só falta o asfalto e o local vai ficar maravilhoso. Até mesmo quando chove hoje, não alaga mais, a água consegue escoar. Isso aqui vai ficar uma maravilha quando a obra for finalizada. Tudo graças ao Capitão Nelson. Antes da gestão dele, nunca tinham feito obra aqui”, afirmou.

A intervenção, que irá englobar mais de 3,8 quilômetros de extensão, integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). A região sempre sofreu com problemas crônicos de alagamentos e agora está sendo refeito o sistema de escoamento da água até a Baía de Guanabara.