Defesa Civil realizará simulado de desocupação no Boa Vista no sábado

Defesa Civil explicará os procedimentos de evacuação e rotas seguras, além do funcionamento do sistema de alerta feito via mensagem de texto e outros serviços - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo irá realizar, a partir das 9h deste sábado, um exercício simulado de desocupação no bairro do Boa Vista. A ação ocorrerá na Praça Porto da Pedra, na esquina da Avenida Governador Macedo Soares com a Rua Belmiro Braga, próximo à sirene do bairro.

Durante a ação, a sirene será acionada e a Defesa Civil explicará os procedimentos de evacuação e rotas seguras, além do funcionamento do sistema de alerta feito via mensagem de texto e outros serviços oferecidos pela pasta. O ponto de apoio do bairro é o CIEP 052 Professora Romanda Gouveia Goncalves, que fica na Rua Veríssimo de Souza.

O exercício faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente” e busca garantir a segurança e o bem-estar de todos em caso de risco de deslizamento. A participação da população é importante para que os gonçalenses se familiarizem com o som das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e entendam onde fica o ponto de apoio do município em caso de alagamentos e deslizamentos.

“Nosso objetivo é fazer com que a população escute a sirene, entenda que se trata da simulação e siga o passo a passo sobre como agir de forma segura e rápida seguindo até o ponto de apoio. Antes de realizarmos todos os simulados, conversamos com a população e orientamos sobre o dia do evento. Essas ações são frequentes no município e ocorrem, principalmente, nas comunidades próximas às sirenes do Sistema de Alerta e Alarme”, afirmou o major Felipe Assumpção, subsecretário de Defesa Civil.

Ainda durante a ação, estarão presentes agentes da Saúde, que oferecerão serviços como vacinação, aferição de pressão, teste de glicose, além de serviços de odontologia. No local, também será possível tirar dúvidas sobre regularização de documentos com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).