Por Redação
A 6ª edição do Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo) começa nesta segunda-feira, com abertura oficial no Teatro Municipal George Savalla Gomes, a partir das 19h. Entre as novidades dos 'Diálogos Gonçalenses de Identidades e Territórios', está o lançamento da autora mirim Maria Flor Fonseca Diniz. "Princesa Ayana numa Aventura Mágica", escrito por Maria Flor, de apenas 4 anos, em coautoria com a mãe, promete encantar leitores de todas as idades com a pureza e imaginação de sua narrativa.
A obra será lançada no mesmo espaço onde irá acontecer o lançamento da Coleção de Poesia Escritoras Vivas, das autoras Yonara Costa, Suzane Veiga e Cyntia Fonseca, mãe da Maria Flor. Em seu primeiro livro, a "mascote do coletivo" apresenta Ayana, uma princesa corajosa que recebe uma missão importante trazida por um dragão "bem feião".
Com ilustrações coloridas e uma linguagem cativante, a história promove uma reflexão sobre esperança, a pureza das crianças e o futuro. No final do livro, há também um convite para as crianças criarem a sua própria história ao escreverem uma "carta mágica".
"Ela sempre me vê no computador, trabalhando, ou escrevendo e um dia pediu pra criar uma história também. Ela cria histórias todos os dias, na verdade, com seus brinquedos, bonecas, e pede para ler sempre antes de dormir. Então, pensei 'por que não?' Vamos lá. E ela começou a contar a história de uma princesa que morava com seu gato. Fui estimulando a criatividade dela para ver no que daria, e deu um livro", relembra a mãe.
Outra curiosidade é que Maria Flor ainda não sabe escrever, mas fez questão de 'digitar' as últimas palavras do livro e também pediu para gravar um vídeo para contar a novidade "aos amiguinhos". O livro "Princesa Ayana numa Aventura Mágica" é interativo, foi publicado pela editora Mapa das Letras e conta com uma versão em áudio.