O município de São Gonçalo já reciclou mais de 367 mil quilos de materiais nos Ecopontos. É lá que os gonçalenses podem trocar resíduos e materiais recicláveis por dinheiro digital, creditado em um cartão que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais da cidade. Atualmente, estão em funcionamento dois Ecopontos no município: um localizado em Santa Luzia e outro no Barro Vermelho.
O primeiro Ecoponto do município, localizado na Rua Lúcio Tomé Feteira, no Barro Vermelho, foi inaugurado em junho de 2023. Essa primeira iniciativa deu tão certo que a Prefeitura resolveu investir em um segundo Ecoponto, que fica na Rua Visconde Seabra, em Santa Luzia, e foi aberto em fevereiro de 2024. O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e foi desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável.
Desde o início de seus funcionamentos, os Ecopontos surpreendem nos números. Juntos, as duas unidades já foram responsáveis pela reciclagem de mais de 51 mil quilos de papel/papelão, mais de 30 mil quilos de metais, mais de 31 mil quilos de plásticos, mais de 242 mil quilos de vidros e mais de 7 mil quilos de eletrônicos. Ao todo, foram reciclados mais de 367 mil quilos de materiais.
Com as atividades dos Ecopontos, evitou-se o descarte de mais de 2 milhões de m³ de resíduos em aterros sanitários, foram economizados mais de 4 bilhões de litros de água e evitou-se a emissão de mais de 285 mil toneladas de dióxido de carbono. Ao todo, foram depositados mais de R$ 77 mil no cartão da moeda social para os cadastrados.
O prefeito Capitão Nelson celebrou os resultados obtidos com essa iniciativa. “O Ecoponto incentiva a reciclagem e a coleta seletiva do lixo e movimenta a economia local. É um orgulho para nós termos alcançados tantos números, mostrando o poder da reciclagem e da preservação do meio ambiente. Que, no próximo ano, consigamos continuar revitalizando nossa cidade, transformando o meio ambiente e incentivando mais ainda a participação dos gonçalenses em iniciativas como essa”, afirmou.
O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que emite a documentação necessária para o catador que não tiver documentos. Assim, ele poderá ser cadastrado e sua conta digital será aberta.
O secretário de Conservação, Edson Leal, também celebrou o sucesso da iniaciativa. “É motivo de orgulho ver essa transformação no nosso município e na vida das pessoas. A gente recebe muitos relatos de pessoas falando que trazem esses resíduos e recebem o valor que depositamos nos cartões e esse dinheiro digital ajuda nas contas de final de mês e na alimentação de uma família. Esse é um dos nossos objetivos e que possamos continuar incentivando a população na preservação do meio ambiente”, afirmou.
Nos Ecopontos, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.
Edson Freitas, consultor ambiental que atua nos Ecopontos, também falou sobre a importância do projeto. “Nosso trabalho está transformando vidas, são toneladas de materiais recicláveis, sempre ajudando e conscientizando a população. É apenas o primeiro ano desse sucesso e que venham muitos mais”, disse.
Vale destacar que o Ecoponto venceu a etapa estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que ocorreu em março de 2024, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Ecopontos já reciclaram mais de 367 mil quilos de materiais em SG
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura