Prefeitura inicia pavimentação de ruas no Porto do Rosa

Vias fazem parte de um pacote de obras que inclui macrodrenagem - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As obras de macrodrenagem que estão ocorrendo em 16 vias dos bairros Mutuaguaçu, Mutuá e Porto do Rosa seguem a todo vapor. Na segunda-feira (10), duas ruas do bairro Porto do Rosa começaram a ser pavimentadas: a Rua Guimarães Passos e a Rua Diogo Pereira. Ambas já receberam galerias de macrodrenagem, que facilitam o escoamento das águas das chuvas até a Baía de Guanabara.

A pavimentação é um dos processos finais das obras. Nessas ruas, já foram feitos os processos de macrodrenagem, instalação de calçadas e meios-fios. Essa pavimentação irá continuar em outras ruas nesta semana. Outras ruas do projeto, como a Avenida Paula Lemos, estão recebendo a instalação das galerias de macrodrenagem.

As intervenções, que vêm sendo feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo desde o início de janeiro de 2024, estão recebendo um investimento de R$ 38 milhões e vão beneficiar mais de 10 mil gonçalenses, entre moradores e pessoas que circulam pela região.

Ronaldo Lemos, de 70 anos, mora na Rua Guimarães Passos, no Porto do Rosa, há 16 anos e afirma que o asfalto antes era só uma promessa. “Tem gente que morreu sem ver esse asfalto na rua. Era só promessa atrás de promessa. Quando as obras começaram, eu vi e agora gostei muito. É uma iniciativa ótima. Antes, alagava muito aqui. Agora, a gente nem vê mais isso de alagamento. Está ótimo! Com o asfalto, vai ficar melhor!”, disse o aposentado.

As 16 vias em transformação são Avenida Paula Lemos (parte) e ruas General Canrobert, Professor Altivo (parte), Padre Nicolau Luíz, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira, Fernandes Mendonça, Inácio Feijó e uma via sem nome.

O pacote de obras, que irá englobar mais de 3,8 quilômetros de extensão, integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). A região sempre sofreu com problemas crônicos de alagamentos e agora está sendo refeito o sistema de escoamento da água até a Baía de Guanabara.