A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, neste sábado (29), um simulado de desocupação no bairro Mutuaguaçu. Na atividade, os agentes acionaram a sirene do local e orientaram a população sobre os procedimentos de evacuação, rotas seguras para os pontos de apoio da região. O simulado acontece mensalmente nas comunidades atendidas pelo Sistema de Alerta e Alarme por sirenes.
A ação faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente”, que tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar de todos em caso de risco de deslizamento, preparando a população para agir em situações de emergência, em casos de deslizamento ou desastres que atinjam a localidade devido a condições climáticas e geográficas.
“Esse controle é extremamente importante para que a população tome conhecimento de um risco geológico na comunidade e possa então evacuar suas casas e irem para o ponto de apoio, que é um local seguro. O objetivo é estar sempre preparado para que, caso ocorra algum tipo de desastre ou um cenário adverso, a gente possa atender com qualidade o munícipe gonçalense”, disse o subsecretário da Defesa Civil, Major Felipe Assumpção.
Além disso, a população local também teve acesso a serviços gratuitos de odontologia, atenção básica, vigilância ambiental, além de orientações das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Essa ação é importante para esse alerta, já fica ligado na nossa cabeça também, quando a sirene tocar. Nós temos muitos vizinhos e familiares, que precisam de apoio, muitos são idosos e é sempre bom a gente saber o que fazer nesses casos, até para ajudá-los”, afirmou o morador da localidade, Matheus Evangelista.
Defesa Civil orienta moradores do Mutuaguaçu
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura